Ferramentas de redução de custo na contratação de fretes
A atividade de Supply Chain dentro do setor de combustível passou por grandes transformações nos últimos 15 anos.
Se antes tínhamos uma estrutura extremamente centralizada com a Petrobrás, atualmente vemos os mercados se abrindo, trazendo muitas mudanças. Dentro desse processo, o serviço de atendimento ao cliente, juntamente com a contratação de frete, ganham mais relevância a cada dia.
Por isso, buscar ferramentas de redução de custo, apoio à tomada de decisão e transparência nesse transporte, tem um papel decisivo para o sucesso de diversos negócios.
Cadeia logística Ipiranga
Dentro da Ipiranga, uma das maiores distribuidoras brasileiras de combustíveis, o setor de Supply Chain está dividido basicamente em duas grandes frentes:
Fornecedores: Mais de 400 usinas, 18 refinarias e cerca de 80 importadores
Operação: Mais de 70 bases operacionais divididas em primária e secundária. Entrega para mais de 15 mil clientes.
A logística de abastecimento é extremamente complexa, com grandes distâncias e utilização de diferentes modais de transporte. O fluxo da cadeia logística tem o foco em buscar um plano que otimize a margem e os custos.
Nos fretes, o desafio é a otimização dos transportes, conseguindo qualidade e segurança a custos acessíveis. Para vencer esse desafio diário, é necessário muita eficiência operacional, com inteligência logística, operação controlada e parcerias estratégicas.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments