
O maior evento de Compras da América Latina está ainda maior.
O Fórum de Compras acontecerá nos dias 09 e 10 de Outubro no WTC Events Center.
O evento traz o que há de mais poderoso e inovador na área de Procurement dentro da maior experiência que já criamos. Nos dois dias de evento, você tem um encontro marcado com Especialistas, Diretores e Heads para se aprofundar em temas como ESG, Automação, Compras 4.0, Gestão de Riscos, Eficiência Operacional e Redução de Custos.
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Palestrantes
PROGRAMAÇÃO
- Resiliência fortalecendo a cadeia de suprimentos: Uma preparação estratégica que permite antecipar e reagir com rapidez a riscos e oportunidades futuras, garantindo a continuidade operacional de ponta a ponta.
- Parcerias colaborativas impulsionando a inovação na cadeia de suprimentos: A criação de novas formas de negócios por meio de processos criativos compartilhados, estabelecendo colaborações estratégicas para melhorar a eficiência e a agilidade em toda a cadeia.
- Digitalização otimizando a visibilidade e o gerenciamento de riscos: A adoção de tecnologias digitais para aumentar a transparência, rastreabilidade e controle dos riscos na cadeia de suprimentos, permitindo uma gestão mais precisa e eficiente dos processos.
- A área de Procurement da ADM obteve reconhecimento internacional em 2023, recebendo o Trailblazer Awards da ISM na categoria "Transformação". Isso demonstra nosso compromisso em evoluir de uma função de serviços internos para um parceiro estratégico nos negócios.
- Nos últimos anos, intensificamos nossos esforços de transformação, concentrando-nos em aprimorar nossas pessoas, processos e tecnologia. Esta jornada nos permitiu alcançar resultados excepcionais e fortalecer nossa posição como um facilitador do crescimento da ADM.
- Um exemplo notável dessa transformação é a criação de uma área global de Contract Manufacturing. Essa iniciativa tem desempenhado um papel fundamental no suporte ao crescimento das receitas da ADM em diversos segmentos de negócios.
Luanda Marques - ADM
- Como as organizações podem encontrar o equilíbrio entre inovação e eficiência em um cenário de constantes disrupções? Neste debate instigante, especialistas irão explorar estratégias para promover a capacidade de ser ágil e adaptável enquanto busca a eficiência operacional. Prepare-se para uma troca de ideias enriquecedora e descubra como as organizações podem enfrentar os desafios da disrupção, mantendo-se inovadoras e eficientes ao mesmo tempo.
Alexandre Moço Barros - YDUQS
Ivan da Mata - Claro
- Explore como a trajetória de desenvolvimento e crescimento profissional se torna uma fonte de inspiração e motivação nas organizações. Descubra como histórias de sucesso pessoal podem influenciar positivamente o ambiente corporativo, incentivando outros a trilharem o mesmo caminho.
- Conheça a experiência de manter um engajamento inspirador em meio a uma cultura de inclusão e diversidade. Saiba como é possível promover um ambiente que valoriza diferentes perspectivas e experiências, ao mesmo tempo em que mantém o foco no crescimento profissional e nos objetivos.
- Descubra como alcançar sonhos e objetivos profissionais está relacionado ao desafio contínuo de promover inclusão e diversidade nas organizações. Explore como a busca pela igualdade de oportunidades pode ser integrada à realização pessoal, criando um ambiente mais rico e motivador para todos.
- Nos próximos 3 anos, a área de Compras passará por uma profunda transformação digital. A adoção de tecnologias avançadas melhorará a eficiência dos processos, otimizando a comunicação com fornecedores e simplificando a tomada de decisões.
- As empresas estão adotando uma abordagem mais consciente em suas operações de Compras. Nos próximos anos, espera-se um aumento na busca por fornecedores que compartilhem valores de sustentabilidade e responsabilidade social, contribuindo para uma cadeia de suprimentos mais ética e ambientalmente responsável.
- A personalização também impactará a área de Compras nos próximos anos. As empresas estarão mais atentas às necessidades individuais dos clientes e buscarão customizar as soluções de suprimentos para melhor atender a cada demanda, resultando em maior satisfação e fidelidade dos clientes.
- Explore em detalhes o conceito do RPA e sua aplicação em Suprimentos. Analise cuidadosamente os pré-requisitos essenciais, desde a compreensão dos processos de aquisição até as habilidades técnicas necessárias. Avalie os benefícios tangíveis, incluindo a redução de erros e a liberação de recursos para tarefas estratégicas.
- Analise as oportunidades abertas pelo RPA em todas as etapas do processo End-to-End (E2E) de Suprimentos. Explore minuciosamente as aplicações possíveis, desde a requisição até a entrega. Analise como o RPA pode otimizar processos, melhorando a gestão de estoque, a coordenação com fornecedores e o acompanhamento de pedidos, resultando em maior agilidade e visibilidade.
- Explore detalhadamente um caso de sucesso envolvendo a implementação de um robô comprador. Analise como o robô automatizou passo a passo a pesquisa de fornecedores, a comparação de preços, a geração de pedidos e o rastreamento de entregas. Avalie os resultados alcançados, destacando a redução de erros e a otimização dos recursos humanos.
- Excelência ambiental reconhecida mundialmente: O Hospital Sírio-Libanês conquistou o prestigioso prêmio de ouro da Health Care Without Harm, uma entidade líder no movimento global por iniciativas socioambientais responsáveis na área de saúde. Isso destaca o compromisso da instituição com a plataforma de ESG e seu impacto positivo no meio ambiente.
- Liderança em sustentabilidade e eficiência energética: O Sírio-Libanês recebeu o Health Care Climate Champions Award 2022, na categoria "Eficiência Energética - Ouro". Faz parte do seleto grupo pioneiro de instituições de saúde da campanha global Race to Zero e foi a primeira instituição de saúde do Brasil a alcançar a neutralidade de carbono.
- Compromisso com a sustentabilidade na cadeia de suprimentos: O Sírio-Libanês possui uma abordagem proativa para promover a sustentabilidade em sua cadeia de suprimentos. Com iniciativas estratégicas, como a substituição de embalagens de materiais de limpeza por opções mais sustentáveis, o hospital demonstra seu compromisso em reduzir impactos ambientais e fomentar práticas responsáveis em todas as suas operações.
- Descubra as competências essenciais que influenciam as decisões de avanço profissional ou possível demissão. Neste debate estimulante, especialistas irão explorar as habilidades e qualidades que as organizações valorizam em seus colaboradores, levando em consideração os aspectos técnicos e comportamentais. Prepare-se para uma troca de ideias enriquecedora e descubra como maximizar seu potencial e impulsionar sua carreira.
Marcus Magalhães -
- Para garantir benefícios duradouros, é preciso investir em relacionamentos sólidos e confiáveis, promovendo uma comunicação aberta e transparente, além de compartilhar informações e objetivos comuns.
- O uso da expertise da cadeia de fornecedores como vantagem competitiva é essencial para as organizações. Ao aproveitar o conhecimento especializado dos fornecedores, é possível obter inovação, eficiência e qualidade superiores.
- O posicionamento estratégico e a importância do setor de Procurement na geração de inovação e valor para as empresas são fundamentais. Por meio de uma gestão eficiente de aquisições e parcerias estratégicas com fornecedores, o Procurement pode impulsionar a inovação, identificar oportunidades de melhoria e otimizar os recursos da organização, resultando em maior competitividade e valor agregado aos produtos e serviços oferecidos.
- A Vestas foi eleita a empresa mais sustentável do mundo em 2022 pela Corporate Knights. Isso reflete nosso compromisso com o desenvolvimento de uma Cadeia de Valor Sustentável, destacando a importância de integrar a sustentabilidade em nosso DNA corporativo.
- Em um mercado em rápido crescimento, com projeções de quadruplicar o faturamento até 2030, a Vestas aposta em parcerias estratégicas para expandir seu modelo de negócios sustentável. Além disso, buscamos constantemente aprimorar nossas iniciativas de sustentabilidade.
- Exploraremos como a sustentabilidade se relaciona com o crescimento e os resultados financeiros. Discutiremos como envolver toda a Cadeia de Valor nessa agenda e como introduzir novos produtos e fornecedores com um foco sólido na sustentabilidade. Venha conhecer a inspiradora jornada da Vestas!
- Explore os desafios comuns enfrentados ao contratar tecnologia e como esses obstáculos podem impactar os custos. Entenda as complexidades, como a rápida evolução tecnológica e as negociações com fornecedores.
- Saiba como criar e fortalecer uma equipe de compras de tecnologia altamente eficaz. Descubra as habilidades e processos necessários para lidar com a complexidade das aquisições tecnológicas e alcançar resultados de alta performance.
- Explore estratégias avançadas de compras que podem ser empregadas para potencializar a redução de custos em contratações de tecnologia. Aprenda a identificar oportunidades de economia, otimizar contratos e alinhar estratégias de aquisição com os objetivos de redução de custos.
- Como as parcerias estratégicas podem impulsionar a inovação, otimizar recursos e reduzir custos. Prepare-se para uma discussão envolvente, repleta de insights valiosos sobre como a economia compartilhada está transformando o mundo dos negócios. Não perca a oportunidade de conhecer histórias inspiradoras e descobrir como você pode aproveitar essas práticas para impulsionar o sucesso da sua organização.
Marcelo Martins - Bob's
Mariana Sotier - Alpargatas
Andre Gustavo Monteiro - BP Bunge Bioenergia
Leonardo Carmargo - Grupo Nós
- Desvende a jornada de superação dos desafios iniciais, incluindo baixa adoção online e processos manuais, através da automatização de processos e políticas inteligentes de aprovação.
- Explore como a consultoria estratégica da agência de viagens impulsionou a eficiência. Saiba como a integração API e políticas de autoaprovação inteligente se uniram para agilizar a gestão.
- Descubra como a análise de dados via Bi Travel Analytics impactou a tomada de decisões. Aprenda como a otimização de pagamentos e negociações estratégicas resultaram em gestão controlada e visibilidade das realizações.
Ana Laura Diniz - Copastur
- Explore as complexidades da gestão de fornecedores e os desafios envolvidos na criação e manutenção de parcerias eficazes. Nossos especialistas compartilharão estratégias práticas para superar esses desafios, maximizar o valor dos relacionamentos com terceiros e impulsionar o sucesso dos negócios. Prepare-se para uma discussão envolvente repleta de insights valiosos sobre como alcançar a excelência na gestão de terceiros. Não perca essa oportunidade de aprimorar suas habilidades e criar parcerias de sucesso que impulsionarão o crescimento da sua organização.
Gustavo Moço - Connexxion
Frederico Santos - Iveco Group
- Explore a definição e importância do Gerenciamento de Relações com Fornecedores (SRM). Entenda como essa abordagem estratégica visa otimizar as relações com fornecedores para impulsionar eficiência, inovação e valor agregado.
- Identifique os desafios comuns enfrentados na implementação do SRM. Desde a gestão de expectativas até a resolução de conflitos, explore como superar obstáculos para maximizar os benefícios das relações com fornecedores.
- Explore os passos essenciais para a implementação bem-sucedida do SRM. Descubra as melhores práticas para efetivamente gerenciar as relações com fornecedores.
- Explore como as empresas estão constantemente se esforçando para aprimorar suas práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).
- Destaque o erro frequente de concentrar muito esforço apenas nas áreas internas e na cultura da empresa, ignorando o papel vital dos fornecedores na cadeia de valor.
- Entenda por que é crucial implementar um programa de acompanhamento e desenvolvimento de fornecedores para que a empresa contratante alcance resultados eficazes e sustentáveis no âmbito ESG.
- Explore como as ferramentas analíticas na era digital podem melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e otimizar os processos de compras.
- Descubra como a análise de dados por meio de analytics em Procurement pode fornecer insights valiosos para uma tomada de decisão estratégica. Explore como as informações podem orientar escolhas mais informadas e alinhar as compras com os objetivos da organização.
- Saiba como as plataformas de desenvolvimento low code/no code facilitam a implementação de soluções analíticas, eliminando a necessidade de programação complexa. Descubra como essas ferramentas impulsionam a independência e agilidade da equipe de compras, permitindo que desenvolvam soluções personalizadas de forma eficaz.
- Prepare-se para uma imersão no mundo dos dados e como eles estão transformando a área de compras. Nossos especialistas irão revelar estratégias inovadoras para coletar, analisar e utilizar dados para tomar decisões e impulsionar a eficiência do processo de procurement. Explore as possibilidades de automação, inteligência artificial e análise preditiva para otimizar a gestão de fornecedores, identificar oportunidades de economia e mitigar riscos.
João Cenci - Louis Dreyfus Company
Erwin Rômel - EuroChem Brasil
Thiago Dantas - Serasa Experian
Laís Roupinha - Slimstock
- Explore os inúmeros desafios enfrentados na jornada do Procurement-To-Pay, que requer a revisão e recriação de processos em várias áreas, incluindo gestão de fornecedores, compras, fiscal, contabilidade e contas a pagar. Descubra como a hiperautomação, aliada à Inteligência Artificial e Robotização, pode abordar esses desafios.
- Saiba como a ROIT desenvolveu uma solução baseada na filosofia "Mínimo Humano Possível", na qual as pessoas são envolvidas apenas quando realmente necessário, em casos de exceção. Explore o conceito de Touchless Document, no qual as interações humanas são eliminadas em documentos fiscais, financeiros e contábeis.
- Conheça os resultados notáveis alcançados, incluindo a redução de mais de 80% no headcount, a melhor alocação de pessoas em atividades estratégicas com base em análises em tempo real e a significativa redução de multas, juros e tempo de processamento de documentos. Descubra como essas conquistas contribuíram para a monetização eficaz de fornecedores e a redução de custos ocultos.
- Explore como a Comgás superou os desafios da digitalização em sua jornada de transformação. Saiba como a empresa iniciou e manteve um programa de melhoria contínua para impulsionar a digitalização em sua gestão de categoria.
- Descubra como a Comgás redesenhou processos e estruturou a categorização para diferentes canais de compras. Entenda como esses passos fundamentais abriram caminho para a automação estratégica de processos e políticas de compras.
- Conheça os resultados impressionantes alcançados pela Comgás. Saiba como a implementação de um assistente robótico tratou mais de 29% das requisições fora da política, reduzindo o SLA de pedidos SPOTS e melhorando a clareza e compreensão dos processos. Explore a significativa economia de 9% alcançada na redução do contrato de sustentação. Oportunidades de economia e mitigar riscos.
- A Transformação Digital está revolucionando os Suprimentos, elevando a eficiência operacional a níveis nunca antes alcançados. Com tecnologias como a automação de processos, análise de dados em tempo real e sistemas de gestão integrados, as equipes de suprimentos podem tomar decisões mais rápidas e precisas, reduzindo custos e melhorando a agilidade na cadeia de suprimentos.
- A implementação da robotização no processo de compras spot de materiais no Grupo Ecorodovias demonstrou um aumento notável na eficiência operacional, resultando em economias significativas e maior agilidade na aquisição de recursos essenciais.
- Resultados capturados refletem a eficácia das ações em números concretos, fornecendo insights cruciais para tomadas de decisão informadas e melhorias contínuas.
- Os desafios e oportunidades que surgem ao equilibrar os objetivos de economia e as considerações ambientais, sociais e de governança. Nossos especialistas irão compartilhar insights sobre como empresas e investidores podem adotar estratégias financeiramente sustentáveis que também impulsionam o impacto positivo no mundo. Prepare-se para uma troca de ideias estimulante e descubra como é possível alcançar resultados financeiros sólidos ao mesmo tempo em que contribui para um futuro mais sustentável.
Marcos Domingues - Johnson & Johnson
- Explore o que é rastreabilidade e por que é crucial para o mapeamento completo de fornecedores e processos produtivos em todos os níveis da cadeia de suprimentos.
- Descubra como a rastreabilidade se tornou uma ferramenta essencial para fortalecer as estratégias ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) e capacitar as empresas a tomar decisões informadas considerando os impactos ESG ao selecionar parceiros e fornecedores.
- Saiba como a tecnologia pode ser empregada para rastrear cadeias produtivas e como iniciar sua própria jornada de rastreabilidade. Prepare-se para enfrentar os desafios associados a essa iniciativa.
- Descubra como o Hospital Albert Einstein superou o desafio de introduzir a estratégia de leilão reverso como tática de negociação em suas categorias de compras. Saiba como essa abordagem enfrentou obstáculos financeiros, paradigmas e pressões do mercado de fornecedores.
- Explore como a participação ativa de toda a diretoria de compras, juntamente com aproximadamente 50 compradores, foi essencial para o sucesso do projeto. Saiba como o treinamento, utilização e navegação da ferramenta de compras da Paradigma foram fundamentais para a implementação bem-sucedida.
- Conheça os resultados impressionantes alcançados através dessa estratégia. Saiba como quase 300 milhões foram transacionados, resultando em uma redução de custos de 66 milhões de reais nos principais 10 casos apresentados.
- Entenda o desafio enfrentado por todas as empresas na verificação e monitoramento do perfil, risco e exposição de sua cadeia de suprimentos em relação às políticas de ESG (Ambientais, Sociais e de Governança).
- Saiba como a solução reside na parametrização do processo de homologação de fornecedores por meio de uma plataforma de SRM. Essa plataforma integra serviços online que consultam o perfil dos fornecedores, documentos públicos, exposição a questões sociais e sustentabilidade ambiental, políticas e governança corporativa.
- Conheça os resultados obtidos com esse processo, incluindo o estabelecimento de padrões mínimos para fornecedores, controle de acesso condicionado à validade de documentos e informações não restritivas sobre o perfil e risco das empresas fornecedoras.
Lucas Madureira - Gedanken_ GCertifica
- Explore a importância da adaptabilidade e agilidade das equipes de compras para responder às mudanças e às novas tecnologias no campo de procurement. Descubra como a capacidade de se ajustar ao ambiente em constante evolução é crucial para o sucesso da automação.
- Saiba como a gestão de projetos desempenha um papel essencial na implementação de tecnologias de informação em compras. Explore as estratégias para planejar, executar e monitorar eficazmente a integração de novas ferramentas digitais, garantindo resultados consistentes.
- Descubra como superar as barreiras culturais e os desafios na aceitação da automação completa de processos. Aprenda sobre a importância da gestão de mudanças para envolver e capacitar as pessoas para adotarem novas tecnologias de informação em compras.
- Enfrentamos dificuldades quando as compras necessárias para a manutenção de nossas lojas eram gerenciadas por e-mails dispersos, resultando em problemas operacionais e financeiros.
- Desenvolvemos uma plataforma exclusiva para nossa rede de franquias, permitindo uma gestão e conformidade eficazes em todas as etapas das compras, envolvendo nossa rede de fornecedores.
- Os ganhos incluem uma plataforma centralizada que proporciona visibilidade instantânea, processos padronizados que garantem qualidade, controle financeiro rigoroso e eficiência operacional ao eliminar a burocracia das compras. Isso permite que nossa equipe de manutenção se concentre no que faz de melhor: manter nossas lojas em perfeitas condições.
Lívia de Barros - Grupo Boticário
- A prática da escuta ativa fortalece a liderança ao entender as necessidades e desafios específicos da equipe de Procurement. Ao demonstrar interesse genuíno, os líderes podem identificar oportunidades para motivar e engajar os profissionais, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de suas habilidades e ao alcance de metas e objetivos.
- A escuta ativa promove um diálogo aberto e transparente entre líderes e liderados, encorajando o compartilhamento de ideias. Isso permite que todos contribuam com perspectivas diferentes, enriquecendo a tomada de decisões e proporcionando uma visão mais ampla e integrada do negócio como um todo.
- A escuta ativa auxilia na criação de um ambiente colaborativo e integrado, essencial para o desenvolvimento e evolução da área. Ao ouvir atentamente as opiniões e preocupações dos membros da equipe, os líderes podem identificar oportunidades de melhoria e implementar ações que impulsionem o crescimento conjunto, fortalecendo assim a área como um todo.
- Descubra como proporcionar uma experiência excepcional aos colaboradores pode impulsionar a satisfação e retenção de talentos na sua organização. Neste painel envolvente, especialistas irão compartilhar insights valiosos sobre como criar um ambiente de trabalho inspirador, promover o bem-estar dos funcionários e desenvolver uma cultura organizacional que valorize e engaje os colaboradores.
Bruna Wilbert - Embraer
Sheila Tolfo - BMW
Guilherme Carvalho - BAT
Igor Franco - BDO
Rodrigo Faustini - Wehandle
- Descubra como a Copastur cria um ambiente de trabalho inspirador e colaborativo, oferecendo oportunidades para novos projetos e desenvolvimento profissional e pessoal. Saiba como projetos autorais e que valorizam as pessoas são fatores-chave nessa cultura.
- Explore como o apoio da diretoria é um pilar fundamental para a inovação e o impacto positivo. Descubra como a confiança e a flexibilidade da diretoria para ouvir os colaboradores têm permitido a criação de projetos inovadores e relevantes.
- Entenda como a cultura centrada nas pessoas na Copastur se baseia na confiança mútua. Saiba como o apoio da diretoria e a transparência organizacional contribuem para o desenvolvimento de novas ações e o sucesso de projetos que impactam tanto os colaboradores quanto a empresa.
- Estruturação estratégica da área de Compras: A Allied realizou uma reestruturação cuidadosa da área de Compras, alinhando-a às demandas específicas do setor varejista em 2023. Isso envolveu a definição de processos eficientes, novos papéis e responsabilidades claras para garantir uma gestão otimizada das compras e suprimentos.
- Parcerias estratégicas com fornecedores: A equipe de Compras da Allied estabeleceu parcerias estratégicas sólidas com fornecedores chave do setor varejista. Essas parcerias são fundamentais para garantir acesso a produtos de alta qualidade, preços competitivos e prazos de entrega adequados, atendendo às demandas dos clientes e mantendo a competitividade no mercado.
- Utilização de tecnologia avançada: A área de Compras da Allied adotou tecnologias avançadas, como sistemas de gestão de compras e plataformas de e-procurement, para otimizar e automatizar processos. Essa abordagem tecnológica permite uma tomada de decisão mais eficiente, monitoramento eficaz dos fornecedores e controle dos custos, impulsionando o sucesso do negócio varejista em 2023.
- Descubra como empresas estão promovendo a sustentabilidade em suas cadeias de suprimentos. Neste painel inspirador, especialistas irão compartilhar estratégias, desafios e melhores práticas para desenvolver uma cadeia de suprimentos que seja ecologicamente responsável, socialmente justa e economicamente viável. Descubra como a sustentabilidade pode gerar vantagem competitiva, melhorar a reputação da sua empresa e atender às expectativas crescentes dos consumidores.
Silvio Ferraioli - Hydro
Lucas Madureira - Gedanken_ GCertifica
Aline Vogt - Embraer
- O Strategic Sourcing integra Compras à estratégia organizacional com seis fundamentos cruciais: compreensão dos objetivos estratégicos, análise de mercado e fornecedores, gestão de relacionamento com fornecedores, integração de tecnologia, mensuração de desempenho e capacitação contínua.
- Fatores que distanciam Compras da Estratégia incluem falta de envolvimento desde o início do planejamento, comunicação ineficiente, falta de capacitação, ausência de métricas claras e falta de visão de longo prazo. Esses fatores podem resultar em decisões desalinhadas, lacunas de informação, ações reativas e limitações no potencial estratégico da área de Compras.
- O Strategic Sourcing traz benefícios como a otimização de custos através da seleção de fornecedores e negociações vantajosas, redução de riscos pela análise de mercado e fornecedores, melhoria da qualidade dos produtos e serviços através de critérios rigorosos de seleção, eficiência operacional pela padronização de processos e fortalecimento da colaboração com fornecedores através de parcerias estratégicas de longo prazo.
- Iniciamos um processo abrangente de padronização e sanitização dos cadastros de materiais em nossa organização. O objetivo era alcançar um controle unificado desses registros, otimizando nossos estoques e aumentando a eficiência na obtenção de cotações.
- Este projeto foi realizado em estreita colaboração entre as áreas de cadastro, TI, Compras e contamos com o apoio de uma empresa especializada em gestão de cadastros, a Astrein. Trabalhamos em conjunto para garantir que todos os registros fossem revisados e padronizados de acordo com as melhores práticas.
- O resultado desse esforço foi a criação de uma base única de materiais que abrange toda a nossa operação no Brasil. Isso nos permitiu otimizar significativamente os estoques, especialmente aqueles itens de baixo giro em nossos centros de distribuição.
- Explore o papel da tecnologia na transformação do strategic sourcing. Neste debate instigante, discutiremos as capacidades atuais da tecnologia em auxiliar e aprimorar o processo de compras estratégicas. Descubra se a tecnologia é realmente capaz de substituir completamente o profissional de compras ou se eles desempenham um papel indispensável na criação de estratégias de sourcing eficazes.
Massao Sinofzik - Villares Metals
Herbert Escobedo - VTEX
Alexandre Ferraz - ZEISS Group
Alex Silva - Onfinity
- Na Votorantim Cimentos, a estrutura da área de compras é estrategicamente organizada em torno da gestão de categorias. Essa abordagem centraliza a administração das compras em categorias específicas de produtos ou serviços, otimizando a eficiência, a negociação e a colaboração com fornecedores.
- Em nossa busca pela excelência na gestão de categorias, abraçamos uma abordagem que harmoniza estratégias e recursos avançados. Nossa atenção recai sobre análises profundas do mercado e identificação de tendências, tudo isso aliado a ferramentas de vanguarda.
- Exploramos as distintas dimensões da gestão de categorias e do strategic sourcing, reconhecendo suas nuances e aplicabilidades. Identificamos contextos em que cada abordagem é empregada, aproveitando suas vantagens de forma estratégica.
- Internamente, o departamento de Procurement enfrentava questões como uma equipe com perfil operacional inadequado, processos descentralizados, falta de estrutura e dados não estruturados. Também havia incertezas no planejamento de demanda, problemas de abastecimento e aumento de custos.
- No ambiente externo, a cadeia de abastecimento estava desequilibrada devido à pandemia, e os fornecedores estavam reorganizando seus negócios. Além disso, eventos globais, como o início da guerra no leste europeu, impactaram os preços dos alimentos e causaram inflação.
- Para enfrentar esses desafios, definimos uma estratégia com duas frentes de trabalho paralelas. A primeira visava gerar resultados de curto prazo, focando em custos e principais despesas. A segunda abordava a transformação a longo prazo, incluindo melhorias em pessoas, processos e tecnologia.
Alexandre Gava - PG
Romeu Bellon Junior - IMC
Gustavo Barros - IMC
- Descubra como a digitalização e automação estão transformando o mundo do procurement. Neste painel dinâmico, especialistas irão explorar o impacto da tecnologia nas práticas de procurement, desde a otimização dos processos até a tomada de decisões baseadas em dados. Descubra como a digitalização está impulsionando a colaboração com fornecedores e promovendo a inovação nas estratégias de sourcing.
Massao Sinofzik - Villares Metals
Suda Eidi - Fast Shop S/A
Jeferson Moreira - Supply Brain
- Eficiência e agilidade na gestão de notas fiscais: O projeto de Booking Automático revoluciona a forma como as notas fiscais são recebidas e processadas na cadeia de suprimentos. Com a automação, todo o processo se torna mais eficiente e ágil, eliminando tarefas manuais e reduzindo erros.
- Otimização de recursos e redução de custos: Ao automatizar o recebimento de notas fiscais, o projeto permite a otimização de recursos humanos, reduzindo a dependência de tarefas repetitivas e liberando a equipe para atividades mais estratégicas. Isso resulta em uma redução significativa de custos operacionais.
- Visibilidade e controle aprimorados: Com o projeto de Booking Automático, é possível ter uma visão mais clara e abrangente de todo o processo de recebimento de notas fiscais. A tecnologia permite o acompanhamento em tempo real, fornecendo dados precisos e atualizados, facilitando a tomada de decisões estratégicas na cadeia de suprimentos.
- Explore soluções para lidar com a escassez de recursos na cadeia de suprimentos. Neste debate estimulante, especialistas irão compartilhar estratégias inovadoras para gerenciar e mitigar os impactos do esgotamento de recursos, como matérias-primas e componentes essenciais. Descubra como sua organização pode enfrentar os desafios da escassez, garantindo a continuidade dos negócios e a sustentabilidade da cadeia de suprimentos.
Erika Rubi - Ferrero
Wesley Angelo Silva - CBC
- Os projetos de transformação de Compras e Supply podem falhar por diversos motivos. Primeiramente, a falta de um planejamento adequado pode levar a uma má execução do projeto. Além disso, a resistência à mudança por parte dos colaboradores envolvidos pode comprometer o sucesso da iniciativa.
- A gestão da mudança é um fator crítico para o sucesso da transformação. Ao implementar mudanças organizacionais, uma gestão eficaz garante a adesão dos colaboradores, reduzindo a resistência e aumentando a aceitação das mudanças propostas.
- A gestão de mudança eficaz requer a aplicação de melhores práticas, ferramentas e exemplos comprovados. A identificação e comunicação clara dos benefícios da mudança são fundamentais para envolver e motivar os colaboradores.
Trilhas Setoriais
Nas trilhas setoriais, você tem a oportunidade de assistir a palestras e debater com profissionais do seu setor. Conheça as melhores práticas, casos de inovação e tecnologia aplicados na sua área e amplie sua rede de contatos.

BEAUTY, HIGIENE & BELEZA
SAÚDE & HOSPITALAR
INDÚSTRIA DE BASE
ÓLEO, GÁS & ENERGIA
SERVIÇOS LOGÍSTICOS
CAPEX E COMMODITIES
QUÍMICO E PETROQUÍMICO
FARMACÊUTICO
ALIMENTOS E BEBIDAS
AGRO BUSINESS
TÊXTIL
AUTOMOBILÍSTICO
WORKSHOP DE DATA ANALYTICS & DATA STORYTELLING
Aprenda como utilizar dados para tomar decisões e influenciar na estratégias de sua empresa! Participe do workshop e domine a transformação de números em narrativas que impulsionam decisões estratégicas.
Conteúdo:
Introdução ao Data Analytics
- O que é Data Analytics e sua importância para os negócios;
- Principais conceitos e terminologias em data Analytics;
- Diferença entre Data Analytics e Data Science;
- Processo de análise de dados: Coleta, Limpeza, Análise e Interpretação;
- Tipos de dados: Quantitativos e qualitativos em Compras;
- Conceitos de coleta, exploração, limpeza e modelagem de dados: base de fornecedores;
Aplicação prática de Data Analytics no processo de Strategic Sourcing
- O que é Strategic Sourcing e como o Data Analytics pode ajudar
Análise Macro e Microeconômica com o auxílio de Estatísticas Descritivas; - Análise de tendências de mercado e fatores econômicos no contexto de Compras;
- Análise do Risco de Fornecimento e Exposição do Negócio usando Correlação e Causalidade;
- Avaliação do impacto de um fornecedor individual no risco geral de fornecimento;
- Previsão de gastos futuros e identificação de oportunidades de economia;
- Spend Analysis com Estatísticas;
- Descritivas fundamentais;
Aplicação prática de Gestão de Fornecedores com Data Analytics
- Como o Data Analytics pode melhorar a Gestão de Fornecedores;
- Uso de Data Analytics na análise de Políticas Comerciais, Contratos e SLAs
Análise de custos totais de propriedade (TCO) para avaliar fornecedores; - Aplicação de Correlação e Causalidade para analisar a relação entre práticas de Supplier Relationship Management (SRM) e desempenho por produto/serviço de fornecedores full liners;
- Uso de Séries Temporais para acompanhar o desempenho do fornecedor ao longo do tempo;
- Rastrear a evolução do desempenho do fornecedor e identificar tendências;
Aplicação prática de Negociação com Data Analytics
- Como o Data Analytics pode contribuir para a Negociação;
- Utilização de Estatísticas Descritivas para entender a ZOPA (Zona de Possível Acordo) com preços ótimo e desejado;
- Análise da faixa de negociação baseada em dados passados e previsões
- Análise do impacto do histórico de preços na flexibilidade do fornecedor;
- Uso de Testes de Hipóteses para identificar melhores posições na estratégia de negociação;
- Uso de Séries Temporais para prever riscos e oportunidades de alavancagem de Saving ou Cost Avoidance;
Público e Comunicação para Data Storytelling
- Introdução ao Data Storytelling;
- A importância da comunicação eficaz em Compras;
- Identificação e compreensão do seu público;
- Adaptação de mensagens para diferentes stakeholders em Compras;
- Comunicação de insights complexos de maneira clara e convincente;
Tipos de Visualização
- Introdução aos tipos de visualização de dados;
- Aplicação de diferentes tipos de visualização de dados para transmitir informações;
- Selecionando a visualização certa para apresentar insights de dados de Compras;
- Uso de visualização de dados para aprimorar a comunicação com stakeholders;
Estruturas Narrativas (Story Arcs)
- O que é uma estrutura narrativa e sua importância no Data Storytelling;
- Como criar uma narrativa envolvente para comunicar insights;
- Criando uma história atraente em torno de uma Negociação em Compras;
- Como conquistar o engajamento do público através de histórias;
Técnicas de Apresentação com Data Storytelling
- Técnicas para melhorar habilidades de apresentação;
- Técnicas avançadas para transmitir informações de forma persuasiva;
- Apresentando uma proposta de Negociação baseada em dados de maneira convincente;
- Dicas e truques para lidar com questões e objeções durante a apresentação;
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