Skip to content

A jornada da Tereos no uso de dados para tomada de decisão

A Tereos surgiu de uma cooperativa de agricultores que cultivavam beterrabas e resolveram se juntar. Atualmente, a empresa é a maior produtora de álcool e etanol da Europa e o segundo maior grupo de açúcar no mundo. 

O início do processo de produção é a plantação de cana-de-açúcar, uma matéria-prima mais complexa do que parece. Existem 30 variedades diferentes de cana, cada uma com tipos de solo e janelas de plantios particulares. 

Desafio para o setor de Supply Chain

Elas possuem alta sensibilidade ao clima e são extremamente perecíveis. Após a colheita, pode-se levar, no máximo, 48 horas para o processamento. Além disso, a distância das fazendas para as unidades industriais variam bastante, entre 1 km e 60 km. Isso gera um desafio de planejamento e execução para o setor de Supply Chain. 

Já durante o processo produtivo, a variedade de produtos gera a complexidade. Se engana quem pensa que açúcar é tudo igual. No caso do açúcar branco, por exemplo, existem exigências diferentes para cada cliente. O açúcar que atende a Coca-Cola, não é o mesmo que atende a Nestlé, e assim por diante. 

Para auxiliar nesse processo, a Tereos utiliza a análise de dados, que otimiza o resultado da colheita ao cliente. O processo se estende desde o manejo agronômico, passando pelo transporte, produção, logística e vendas. Dessa forma, o otimizador maximiza o resultado financeiro de ponta a ponta. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp