Skip to content

Confira os destaques da 16ª Maratona de Supply Chain

Nos dias 23 e 24 de novembro a Live University promoveu a 16ª edição da Maratona de Supply Chain, o maior evento do setor no Brasil que contou com a participação de grandes empresas do mercado, como Bayer, Coty, Sírio-Libanês, Mercado Eletrônico e Paradigma.

Foram dois dias intensos com debates, palestras e cases de sucesso repletos de insights para escalar e aperfeiçoar a rotina e gestão dos profissionais de Supply Chain e Logística. Após as palestras os participantes do plano gold tiveram a oportunidade de entrar nas exclusive sessions, sessões privadas com os executivos para solução de dúvidas.

Para você que perdeu o evento ou quer relembrar como foi, separamos abaixo os principais destaques para ficar por dentro das últimas novidades da área. Continue lendo e confira!

O primeiro dia começou com um tema conhecido e desejado por muitos: Transformação Digital. Durante sua palestra, Carlos Ricardo Andrade, VP, Head of Supply Chain Management LATAM na Bayer compartilhou uma dica precisou que todo profissional precisa ter em mente antes de começar a jornada de transformação.

“Para começar a Transformação Digital na área de compras é preciso entender os processos e como simplificá-los. Se não forem simples e padronizados, a jornada fica ainda mais distante e complexa!”

Ainda sobre transformação da área, o motivo principal para o time da Copercampos começar o processo foi a descentralização de informações. Durante a apresentação, os executivos Julio Wickert, Diretor Executivo e Douglas Trevisan, Gerente de Compras compartilharam as 5 etapas conduzidas para padronizar os processos e possibilitar tempo estratégico a equipe.

Durante o projeto uma das soluções utilizadas foi o SRM 360 da Paradigma, interface padronizada e intuitiva que trouxe redução de custo operacional, tornou o processo 100% rastreável com compliance e auditoria instantânea – todas as atividades realizadas na plataforma. É uma ótima opção para profissionais que desejam consolidar as relações e processos de colaboração entre compradores e fornecedores em uma única ferramenta!

Para Juliana Franco, Chief Operation Officer na Grand Vision, outro tema presente na rotina dos profissionais de Supply Chain é a Inteligência Artificial. Para ela as empresas estão se movendo lentamente com a IA, deixando de aproveitar os recursos e tecnologias disponíveis e, consequentemente, colocando sua sobrevivência em risco.

“As principais razões pela lentidão estão concentradas na cultura, capacitação de profissionais, investimento e dificuldade em fazer a integração com o ERP atual.” A executiva ainda trouxe uma aposta para o futuro do setor com a tecnologia. “Apesar de lento, está caminhando! Existe muita oportunidade em Supply Chain para digitalização de processos com uso de tecnologias de IA fazendo isso uma grande vantagem competitiva.”

O segundo dia trouxe, logo na primeira palestra, os problemas mais comuns na gestão de pedidos nas empresas. Fuga de contrato, processos manuais e desintegrados, dificuldade de auditoria e compliance e alto custo do processo de compras são alguns impasses marcantes para uma gestão completa sem burocracias.

Para solucionar esses problemas, os executivos André Kerbauy, SaaS Procurement Consultancy Director e Bruno Beneduzzi, Diretor Comercial no Mercado Eletrônico apresentaram o Order Management, uma solução que faz a gestão de todo o ciclo de pedidos, desde o envio para o fornecedor até o recebimento da mercadoria.

A solução reduz até 30% dos custos operacionais do processo de compras, centraliza e integra informação de diferentes origens (ERPs, sistemas e pessoas), monitora em tempo real todas as interações realizadas no processo e muito mais! É a maneira ideal de iniciar a digitalização da área de compras.

Também contamos com a participação de Rodrigo Benitez, Global Head of Warehouse Operations na Bloomberg LP para falar sobre scrum em equipes operacionais de Supply Chain. Aderida por inúmeras empresas, a aplicação da metodologia trouxe diversos resultados para o executivo.

“Ao implementar o Scrum em equipes operacionais de Supply Chain conseguimos diminuir 30% no número de interrupções. Pode parecer pouco, mas se você ponderar esse número no dia a dia faz muita diferença!” diz Rodrigo.

“Também tivemos outros resultados, como interação contínua e espírito de equipe, melhor relação de trabalhos operacionais versus projetos e iniciativas e troca de conhecimento entre membros do time e stakeholders.”

Trouxemos nesse artigo os principais destaques da Maratona de Supply Chain. Aproveite os insights compartilhados por grandes executivos do mercado e leve para  sua empresa!

Comments

Fale com a gente no WhatsApp