Skip to content

Debate: Pandemia e “Uberização” do Supply Chain

 

O processo de “Uberização” da Last-Mile está impactando na governança e mudanças de processos das empresas. Esse é o tema deste debate mediado por Carlos Bauke, CEO da Bauke Consultoria; e participação de Joice Ribeiro, Chefe de Operações da Optimum Supply; Mauro Friedrich, Diretor de Logística da Arezzo&CO; e Lilio Neto, Gerente de Inovações da DHL. 

 

O impacto da "Uberização"

 

Joice comenta sobre sua experiência com megacities e sobre os fatores que dificultam a situação no Brasil, um país ainda em desenvolvimento. Ela menciona que a prática pode trazer um impacto ambiental e social positivo, pois permite que pequenos e médios negócios tenham maior alcance. Há também um maior foco no cliente, e se aplicado com sucesso pode se ter um bom retorno financeiro. 

O Last-Mile pode ser um desafio, como afirma Lilio, também por se ter diversos meios de transporte disponíveis. Ele afirma que às vezes é necessário até mesmo ajuda de colaboradores da empresa para a distribuição entre unidades. A logística pode se tornar mais complexa e necessita de muita atenção em todas as etapas do processo.

A “uberização” pode ser uma solução, como disse Mauro, pois colabora para uma melhor distribuição nacional. Um fator a ser considerado, porém, é a segurança e responsabilidade para problemas decorrentes de entregas. Há também um impacto ambiental negativo gerado por entregas individuais, como maior emissão de CO² e mais gastos com combustível do ponto de vista das empresas.

 

Uso de drones e frotas próprias nas entregas

 

Carlos questiona os participantes também sobre o uso de drones de entrega nesse processo do ponto de vista do supply chain. Os três concordam que é um desafio a aceitação popular desse serviço, devido ao aspecto cultural de desconfiança presente no país. Mauro lembra ainda que existem múltiplos fatores a serem considerados e que exigiram um controle de logística gigantesco. 

Lilio acredita que a empresa ter uma frota própria é a melhor alternativa, pois pode auxiliar numa melhor tomada de decisões. É importante otimizar o end-to-end, tendo uma melhor gestão de supply chain em todas as etapas. Joice menciona a grande variedade de opções presentes hoje, tanto para grandes como pequenos distribuidores. Isso traz cada vez mais flexibilidade, uma necessidade urgente no mundo atual. 

 

Assista ao debate na íntegra: Pandemia e “Uberização” do Supply Chain

 

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=I-iIaa4j8HI[/embed]

Comments

Fale com a gente no WhatsApp