Skip to content

Como utilizar o Blockchain na Cadeia de Suprimentos

Blockchain é um sistema que permite rastrear todo o processo de envio e recebimento de informações pela internet. 

Muito conhecido por ser utilizado para as criptomoedas, ele carrega dados em pedaços de códigos, que quando junto de outros códigos, formam uma corrente inquebrável. 

Tipos de rede e distribuição

Repare na imagem abaixo. Nesse diagrama desenhado por Paul Baran, temos a exemplificação de três tipos diferentes de distribuição da informação. 

Primeiro temos a forma Centralizada, onde a informação se encontra em um único ponto o centro e dele é transmitido para todo o restante. 

Na segunda, temos a Descentralizada. A informação é passada para alguns pontos que passam a ser centrais e distribuí-la. 

Já na terceira, temos a Distribuída, onde todos os pontos são transmissores. Em uma analogia com uma guerra, por exemplo, imagine que toda a sua estratégia estivesse em um único soldado. Se esse soldado for abatido, toda a sua estratégia é destruída. 

Na distribuída, todos os soldados teriam a estratégia. Portanto, mesmo que 90% da sua equipe de combate fosse distribuída, você ainda teria 100% da sua estratégia preservada. 

É assim que funciona o blockchain. A rastreabilidade das informações não é possível, porque para alterar uma única informação, seria necessário mudar toda uma rede. 

Dentro do setor de Supply Chain, onde temos uma quantidade absurda de dados que precisam ser constantemente checados, essa tecnologia pode trazer diversos benefícios. 

A transparência e rastreabilidade entre as cadeias promove uma logística mais rápida e enxuta. Os processos comerciais são automatizados com smart contracts com garantia das informações, registros e condições dos produtos. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

Comments

Fale com a gente no WhatsApp