Skip to content

Desafios dos novos modelos de contratação em compras de serviços

O setor de compras passou por grandes transformações nas últimas décadas. Se nos anos 90 o mercado era mais voltado para as necessidades básicas, a partir de 2008 com a crise financeira conhecida como a grande depressão nos Estados Unidos, o foco passou a ser os custos e a volatilidade acentuada.  

Entre 2014 e 2018, a transformação digital trouxe uma mudança na forma de interação com consumidores e fornecedores. Aqui se iniciam a integração das plataformas digitais e iniciativas de analytics.

A aceleração da transformação digital

Já em 2019, a pandemia que assolou o mundo testou os limites do mercado, trazendo a necessidade de reinvenção. O processo de implementação tecnológico foi acelerado em muitos anos, acompanhado por uma mudança radical do perfil dos clientes e a obrigação de inovar constantemente. 

Uma mudança significativa que se torna uma tendência a cada dia, é ter uma visão colaborativa e promover a integração entre as áreas. Assim, é possível criar um processo de contratação com escopos mais assertivos e estratégicos. 

Outro aspecto muito importante é sempre combinar de forma clara os entregáveis junto com a área gestora e os fornecedores. É preciso criar um Roadmap com ações a curto, médio e longo prazo, que podem ser ajustadas conforme caminhe o projeto. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp