Skip to content

[Logística 4.0] Como encontrar a melhor solução tecnológica?

Normalmente, quando falamos de matemática aplicada à logística, é muito comum a utilização de cálculos como a média de determinada operação para definir um padrão “adequado” de utilização. 

Porém se pararmos para analisar com mais profundidade, vemos que nem sempre essa é a melhor maneira. Se pegarmos uma pessoa que tem um patrimônio de 3 bilhões de reais e outra que não tem nenhum patrimônio, teremos na média, duas pessoas bilionárias, certo?

Apesar da média estar correta, distribuindo o patrimônio de 1,5 bilhão para cada um, no final ela passa uma visão distorcida da realidade (afinal temos um bilionário apenas e não dois). 

A média aplicada na prática

É possível ver essa aplicação na prática quando tratamos de previsão de demanda para melhorar o estoque. A maioria das empresas ainda utiliza uma média para esse fim. Mas, assim como no exemplo dos bilionários, existem inúmeras variantes que precisam ser levadas em consideração para um resultado eficiente.

Diego Rörig, CEO da JettaCargo, empresa especializada em softwares de logística, cita um exemplo que acontece na cidade sede da empresa, Florianópolis: “Todos os anos na semana do ironman (evento de triathlon), os supermercados que ficam nos arredores tem falta de produtos específicos como ovo e banana”, explica. 

Compreender essas variáveis e cogitar questões como a sazonalidade são fundamentais para pensar em tecnologia aplicada a serviço do departamento de supply chain. No caso da JettaCargo, o algoritmo foi construído de forma específica, de acordo com as necessidades principais em logística dentro das empresas. 

A tecnologia é certamente uma grande aliada para qualquer business. Mas vemos como é importante compreender as suas necessidades e buscar soluções que realmente se encaixem aos seus problemas. 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra!

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp