Os tributos na apuração do preço de compras corporativas
Você já parou para pensar qual é o valor de compras da sua empresa? Imagine quanto vale 1% não considerado na análise de preço efetivo.
Os fatores básicos que compõem essa despesa são os custos dos produtos, do processo de venda e das condições comerciais. Nesse último, está incluso a composição tributária desse gasto.
No que tange ao produto, temos: tipo de produto (NCM-TIPI), local de fabricação (nacional ou importado) e índice de naturalização.
Sobre o processo, consideramos: Estado de origem e destino, regime fiscal e tamanho da empresa fornecedora e aplicação (industrialização, comercialização, consumo, investimento ou manutenção patrimonial). Aqui ainda cabe ressaltar os regimes especiais, levando em consideração que a legislação brasileira está em constante mudança e a atualização precisa ser diária.
Infelizmente, durante o dia a dia, dificilmente temos as condições favoráveis para considerar tantos fatores simultâneos para a tomada de decisão. Por isso, não é incomum encontrar empresas que perdem verdadeiras fortunas por não fazer o cruzamento correto de todos esses dados.
As diferenças entre as alíquotas representam um impacto gigantesco no levantamento de fornecedores. Porém, para conseguir extrair ao máximo esses fatores, é preciso que os principais processos estejam automatizados em uma plataforma de SRM.
Um exemplo é a solução oferecida pela Paradigma Business Solutions, empresa que se destaca pelo planejamento e gestão de serviços.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments