Fiscalização de fornecedores na Bernhoeft
Muitas vezes, na ânsia de ter a aprovação do contratado, o fornecedor pode cometer algumas imprecauções. Existem dois tipos principais de fraudes nessas situações: fraudes nos processos e documentação. No caso dos processos, podemos ressaltar:
Documentos que não refletem a realidade- Alegar que o colaborador possui alguma habilidade que na realidade ele não tem
Troca de documentos e crachá entre funcionários- Substituir um funcionário que está de férias, ou não possui determinadas habilidades utilizando o seu crachá.
Funcionário PJ- Para a empresa o funcionário PJ torna-se muito mais barato. Porém, quando ele não é sinalizado e faz a mesma coisa que os funcionários contratados fazem, ele pode colocar a contratante na justiça, exigindo benefícios como retroativo de férias, etc)
Cooperativas- Essa modalidade paga menos impostos, portanto conseguem sempre um preço mais baixo numa disputa de fornecedores. Por isso, muitas empresas se “disfarçam” de cooperativa para pagar menos impostos.
Certidões quando o fornecedor possui riscos- Um exemplo é quando o funcionário ganha 5 mil reais, mas eles declaram que o salário é de 2 mil reais. O imposto é pago sobre os 2 mil e a certidão sai perfeita, mas não é verdadeira. Por isso, não é recomendável se basear apenas nas certidões para a homologação.
Já quando falamos de fraude de documentação, é preciso ficar atento. Normalmente, as documentações para a liberação do acesso do funcionário são as que mais passam por alterações. Algumas dicas simples para encontrar as fraudes mais comuns são: confrontar os documentos e assinaturas, clicar em várias partes do documentos e comparar com modelos padronizados.
A terceirização tem sido um caminho muito utilizado, principalmente por grandes empresas. Trata-se de uma prática extremamente positiva, que facilita o crescimento das corporações. Porém, é preciso atentar para essas situações. “Quanto mais eu tercerizo, mais aumento o meu risco. Por isso é importante controlar mais de perto esses fornecedores, afirma Bruno Santos - Gestão de Terceiros na Bernhoeft. .
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments