Skip to content

Debate - Sustentabilidade na área de compras: é possível?

A questão da caça aos desperdícios é de grande importância dentro de uma empresa. A área de compras deve focar em tornar possível a sustentabilidade, analisando toda a cadeia e verificando se existe algo que possa ser melhorado. Esse é o tema deste debate, mediado por David de Carvalho, e composto por Sergio Belisario Andrade, Presidente da Amyris Biotecnologia; Leonardo Rosa, Procurement Manager da TechnipFMC; Romeu Bellon, Head de Supply Chain da Ducoco; e Thiago Grossi, Head de Compras de Supply da Cinépolis. 

 

O exemplo da Amyris Tecnologia

 

Introduzindo o painel, Sergio faz uma pequena apresentação mostrando cases de sucesso da própria empresa. Ele demonstra, assim, como a sustentabilidade pode ser geradora de novas oportunidades de negócios. Um produto inovador, como o adoçante purecane, gera um enorme impacto na sustentabilidade, e isso é cada vez mais uma preocupação. Ele também apresenta os conceitos de sustentabilidade econômica, ambiental e social, e como podem gerar redução de custos. 

Do ponto de vista financeiro, Sergio afirma que “a partir do momento em que estamos apostando em recursos renováveis, usando a economia circular para reciclar ingredientes e subprodutos, as contas se fecham.” É possível, então, ter um crescimento satisfatório sem comprometer a natureza. 

 

A área de supply-chain

 

É abordado também como a área de compras pode ser relevante nessa caça ao desperdício. Leonardo ressalta que devido à incertezas, cabe ao setor estar cada vez mais próximo de toda a cadeia de produção até o destino final do produto e de não-usáveis. É preciso ter proximidade com o cliente, e buscar alternativas até mesmo em outros setores. Ele também afirma depois que a área de supply-chain deve estar alinhada com o planejamento estratégico da empresa, fazendo um planejamento a curto, médio ou longo prazo para suprir as demandas da companhia. 

Romeu e Thiago falam sobre a importância de se ter uma boa gestão de fornecedores. Não adianta fazer ações apenas dentro da empresa, é preciso estender todo o conhecimento para a cadeia de abastecimento. Se mostra necessário estruturar uma metodologia e ir para o ambiente do fornecedor com uma área de qualidade, uma área de operações e uma de supply-chain. É importante ensiná-los a aplicar a metodologia definida, principalmente em pequenas e médias empresas. Essas práticas geram resultados não apenas num aspecto ambiental, mas também financeiro.

 

Pandemia, práticas e estratégias

 

Outro tema abordado no debate é como manter essas ações de sustentabilidade neste momento de pandemia. Sergio demonstra como a situação gerou vários questionamentos sobre a real necessidade de vários aspectos antes parte do dia-a-dia da empresa. A substituição de grandes escritórios por home-office, por exemplo, indiretamente gera mudanças favoráveis à sustentabilidade. Também são mencionadas práticas e tecnologias utilizadas para facilitar a integração das informações com os fornecedores. 

 

Assista ao debate na íntegra: Sustentabilidade na área de compras: é possível?

 

[embed]https://youtu.be/kHts10s1JQI[/embed]

Comments

Fale com a gente no WhatsApp