Conheça o sistema da Unipac para rastreabilidade na gestão de ativos
O Grupo Jacto foi fundado em 1948, por Shunji Nishimura, um imigrante que veio para o Brasil fugindo da crise econômica no Japão. Atualmente está presente em mais de 100 países, com a América Latino correspondendo a 90% do faturamento total.
Ele se divide nas seguintes unidades de atuação:
Jacto: Desenvolvimento e fabricação de equipamentos agrícolas (pulverizadores, adubadeiras, colheitadeiras, plantadeiras)
RodoJacto: Integração de soluções em transporte e logística.
Jactoclean: Equipamentos para serviços de limpeza (lavadoras de alta pressão, aspiradores, lavadoras de piso)
Síntegra: Soluções e produtos para área médica
CIAg: Centro de Inovação no Agronegócio (desenvolve soluções para empresas incluindo internet das coisas, RPA, BigData, Inteligência Artificial e Robôs).
Unipac: Transformação de polímeros.
Gestão de Ativos
Assim como todas as indústrias que atuam na cadeia de manufatura, existe um grande fluxo de embalagens retornáveis na Unipac. Com isso, surgem diversos problemas como a falta de precisão nos estoques dessas embalagens, não ter a localização e o tempo em trânsito, além da falta de processo para lidar com os produtos que estão danificados.
Na busca de uma maior rastreabilidade na gestão de ativos, a empresa iniciou um projeto, em parceria com a Jacto e o Ciag, para buscar uma solução tecnológica.
Os primeiros passos foram entender as principais necessidades de operações, mapear o fluxo logístico e escolher as ferramentas que seriam utilizadas. A identificação das embalagens foi feita através de RFID (identificação por radiofrequência), que podiam ser lidas com o celular através de um QR Code.
O sistema trouxe uma precisão de estoque em torno de 98%, inventário em tempo real, otimização de ativos e redução de custos na gestão de ativos.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments