Skip to content

Como a Coty acelerou sua capacidade de abastecimento e distribuição durante a crise

 

Paulo Leônidas, Diretor Executivo de Supply Chain na Coty, irá falar nesta palestra sobre o supply chain como pilar de retomada na pandemia. Também demonstrará como a Coty acelerou sua capacidade de abastecimento e distribuição durante a crise. Na área de logística, as crises geram grandes oportunidades de desenvolvimento. A pandemia traz diversas mudanças em diversos aspectos, modificando a forma de se trabalhar.

 

Mudanças durante a crise

 

A maneira como se vê as pessoas dentro da organização mudou. Ficou mais visível a importância de se cuidar não apenas do desenvolvimento e capacitação, mas também da segurança. Paulo cita o exemplo que a Coty fez em tempo recorde uma linha de álcool em gel para ser distribuída gratuitamente. Isso mostra como a consciência social se modificou ao longo da pandemia. 

Outro ponto mencionado é a enorme mudança de hábitos de consumo e como isso afetou a empresa.  Alguns produtos, como esmaltes e bronzeadores, reduziram drasticamente. Em contrapartida, produtos como hidratantes e de higiene bucal tiveram uma maior procura durante o lockdown. Há também uma dificuldade na gestão de distribuição, pois mudam os canais principais de venda. O e-commerce também surge forte em todos os canais. 

 

O que se aprnedeu no novo jeito de trabalhar?

 

Um dos principais elementos que se transformou segundo Paulo foi o S&OP. A maioria das empresas já o tinham, mas precisaram aprimorar seus processos. Dentro da Coty já rodavam as cinco etapas de S&OP, mas houve uma pressão muito grande para acelerar o processo devido à alta demanda. 

Ele cita alguns pontos que foram aprendidos durante a pandemia. Entre eles: o poder das decisões rápidas, novo senso de urgência, liderança virtual, revisitar metas, S&OP, simplificação operacional, flexibilidade no E2E, entre outros. O novo papel do supply chain veio para ficar, e ter uma disciplina operacional é muito importante. 

Também foram criadas novas oportunidades, como sistemas na nuvem e processos lean. Assim como surgiram novas dificuldades, como a liderança digital, gestão de carreiras e stress humano e manter uma cultura organizacional. Foi acelerada a transformação digital com recursos como soluções mobile e automatização operacional. Paulo explica os pilares dos próximos tempos, sempre lembrando que proteção acima de tudo:

  • Ter uma boa base de dados
  • Ter eficiência nos processos
  • Transformação digital dos negócios
  • Aprimorar os serviços com foco no cliente

 

Assista à palestra na íntegra: Como a Coty acelerou sua capacidade de abastecimento e distribuição durante a crise

 

[embed]https://youtu.be/Fa0m4hf1dmk[/embed]

Comments

Fale com a gente no WhatsApp