Case iFood: Inteligência Artificial na Logística
Alberto Sasaki é Head de Desenvolvimento Logístico no iFood. A empresa nasceu em 2011 com o objetivo de mudar a forma como se pede delivery no país. Desde seu surgimento houveram várias fusões e aquisições; além de grandes investimentos como o da Movile, que ajudou a obter recursos financeiros e um modelo de gestão diferenciado com uma estratégia de expansão. Em 2015, o iFood atingiu a marca de 1 milhão de pedidos por mês, e em 2020 esses números ultrapassam os 20 milhões. No mesmo ano, a empresa criou o #NossaEntrega, programa para auxiliar de diversas formas pessoas e empresas afetadas pela situação mundial.
O iFood oferece dois tipos de serviço para os restaurantes: o marketplace e a logística. No primeiro, a plataforma serve para dar mais visualização e trazer mais pedidos, mas os entregadores são do próprio restaurante. Já na segunda modalidade, o iFood faz a gestão de toda a logística, desde o pedido até a entrega, com o uso de inteligência artificial. Alberto ressalta a diferença entre trabalhar com um serviço online que foca mais em informações, e um sistema de delivery que deve integrar a parte digital ao mundo físico.
Esse tipo de operação demanda uma preocupação com o entregador, com o restaurante e com o cliente final. Um dos grandes desafios na logística é fazer a gestão do tempo, para que nem o entregador, nem o restaurante, fiquem esperando por muito tempo. Isso se torna ainda mais difícil quando se trata de horários de pico, que geram maior complexidade e instabilidade na operação logística. Outro desafio é levar em conta fatores externos que podem alterar o equilíbrio entre oferta e demanda, como chuvas e eventos que causam muito trânsito, podendo alterar o tempo de entrega.
Na palestra, Alberto mostra como o uso de inteligência artificial pode solucionar esses problemas de logística. Ele exemplifica com o simulador usado no iFood para fazer a gestão de dados e calcular, de forma dinâmica e em tempo real, as estimativas de entrega. Também é apresentada uma nova modalidade de entrega criada, com agrupamento de pedidos para reduzir os custos de frete. Todas essas inovações em inteligência artificial, aplicadas corretamente, são essenciais para ter uma maior eficiência da frota e do serviço como um todo.
Vejam a palestra do Alberto Sasaki na íntegra:
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=y5E1Qyt4glM[/embed]
Comments