Skip to content

Case Arezzo: Como a Arezzo enfrentou a crise no Supply Chain no contexto da COVID-19

 

A Arezzo & CO é uma companhia líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos, com várias marcas próprias. Mauro Friedrich, Diretor de Logística da empresa, irá falar um pouco da visão da Arezzo a partir das transformações decorrentes da pandemia. Ele inicia contando um pouco da história deles ao longo de seus quase 50 anos de existência, e como conseguiram criar marcas próximas do seu público alvo e com diferenciais específicos.

 

Os pilares da Arezzo

 

Mauro comenta 5 fortes pilares que resumem a atuação da empresa. São eles: habilidade para inovar, um sólido programa de comunicação e marketing, supply chain ágil e eficiente, multicanalidade com uma estratégia de distribuição nacional e administração experiente. O foco sempre é no cliente, buscando antecipar os desejos dos consumidores. 

O marketing se reflete em todos os aspectos das lojas. Estas são constantemente modificadas para incorporar o conceito de cada nova coleção e causar mais identificação com o consumidor. Ter também lojas multimarcas amplia a capilaridade e visibilidade das marcas, resultando em forte presença no varejo.

 

A crise do Supply Chain

 

A Arezzo possui uma grande operação própria com mais de 300 pessoas. Seu objetivo é consolidar a distribuição simultânea em escala nacional. Mauro cita algumas iniciativas que mostram ser produtivas nesse contexto. Entre elas, ter um sistema de alocação, para tomar melhores decisões sobre o que e quanto repor. Além disso, ter uma logística para repor em grade aberta e redução do lead time de todo o processo também são importantes.

A pandemia do COVID-19 trouxe uma mudança exponencial nos canais de venda. Isso transformou os desafios e estratégias que a empresa tinha anteriormente, aumentando muito as operações digitais. As vendas passaram a ser mais on-line e isso trouxe a necessidade de ajustes. Houve uma mudança do sell-in/sell-out para que a empresa pudesse pudesse se especializar em vendas de canais digitais. 

 

Estratégias pós-COVID-19

 

No cenário pós pandemia na área de logística, Mauro comenta sobre algumas estratégias possíveis e que resultaram nesse case de sucesso. São eles:

  • Tração nos processos omnichannel
  • Remodelação da operação para o crescimento exponencial do canal de e-commerce
  • Desenvolvimento de novos transportadores outbound, omni e B2C
  • Novos métodos de delivery from store
  • Deselvolvimento e aperfeiçoamento de dashboards
  • Controle rigoroso de lead time

 

Assista à palestra na íntegra - Case Arezzo: Como a Arezzo enfrentou a crise no Supply Chain no contexto da COVID-19

 

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=aVHYwqZD0eg[/embed]

Comments

Fale com a gente no WhatsApp