A jornada de transformação na Bayer em Procurement
A Bayer é uma empresa global,com atuação em três setores: Crop Science, Pharmaceuticals e Consumer Health. São 110 mil colaboradores em 87 países e cerca de 40 bilhões de euros em vendas por ano. No Brasil, ela está presente em 12 Estados, onde trabalham mais de seis mil colaboradores com faturamento de R$13,3 bilhões anuais.
Para acelerar a inovação, ajustar processos e estruturas e trazer rapidez e flexibilidade, a multinacional sentiu a necessidade de desenvolver um projeto que promovesse a transformação da sua área de procurement. O objetivo era que o procurement se tornasse a organização com o maior reconhecimento dentro da Bayer, bem como na indústria.
Transformação radical
A transformação proposta foi radical, com grandes mudanças operacionais. Uma das mais significativas foi a retirada do footprint de procurement de todos os locais em que a Bayer atua, para concentrar as ações em apenas alguns pontos estratégicos. Dessa maneira, diversos países passaram a ser acompanhados de forma totalmente remota.
Outro ponto que precisou ser revisado foi o relacionamento com os stakeholders. Novas ferramentas foram implementadas para aumentar a eficiência e trazer benefícios para esses "grupos de interesses“. A possibilidade de adquirir as demandas do dia a dia diretamente pelos requisitantes via cartão de crédito e o aumento da taxa de automação e uso de canais de compras definidos são alguns exemplos.
Além disso, outras iniciativas foram propostas como a readequação de atividades, otimização de processos, redução de custos externos, transferência de atividades e externalização e a introdução de um novo modelo operacional com linhas de reporte globais, responsabilidades claras e interfaces reduzidas.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments