Skip to content

Saiba como definir metas inteligentes para seus processos de Compras – e para sua vida também!

Nem piscamos e o ano já está na metade. Parece que foi ontem a virada do ano, quando que você estava na praia pulando sete ondinhas, colocando sementes de romã na carteira e comendo lentilha para trazer boa sorte. Além desses rituais todos, aposto que tem outra coisa que você também faz no dia 31 de dezembro: traçar metas.

Por experiência própria você já deve ter percebido que atingir essas metas não é tão simples quanto pegar um papelzinho e fazer uma lista com alguns itens. Mudanças exigem dedicação e principalmente consistência. Já parou para pensar por que na maioria das vezes você não cumpre nem 10% da sua lista de fim de ano? Eu tenho uma hipótese: talvez você não esteja sabendo escolher corretamente suas metas.

 

Metas SMART

Se temos esse comportamento com as nossas metas de vida, não seria de se estranhar se o refletíssemos dentro das empresas. Vai aqui um “segredo”: geralmente é o que acontece, e o setor de Compras não costuma escapar dessa tendência. Existe outro segredo que quero lhe contar, na verdade é uma técnica que deve ser o mais divulgada possível: o método SMART. Ele consiste em algumas diretrizes para a determinação inteligente de metas, de modo que isso proporcione e incentive o cumprimento delas. De acordo com a técnica, as metas devem ser eSpecíficas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporizáveis - SMART. O mais interessante é que você pode aplicar esse método tanto na sua vida pessoal quanto na profissional!

Temos aqui uma lista dessas de fim de ano com alguns objetivos que talvez você se identifique. Vamos torná-los SMART? Assim você poderá usar essa técnica também para a definição de metas nos processos de Compras da sua empresa.

LISTA DE METAS

- Perder peso;

- Ganhar mais dinheiro;

- Aprender alemão em um mês;

- Ser um Youtuber famoso;

- Visitar a Tailândia um dia.

 

Específica

Meta: perder peso.

Podemos perceber que esse objetivo é bastante vago. O ideal é que a meta não dê margens para diferentes interpretações por parte da equipe, e para isso devemos nos atentar aos seguintes tópicos: quem, o que, quando, onde, como e por que.

Responder a essas perguntas dará clareza ao texto, o que irá proporcionar à equipe alinhamento, elemento fundamental para o trabalho em conjunto. Sendo assim, o modelo ideal seria:

Meta específica: eu vou perder 7kg no prazo de 6 meses indo à academia três vezes por semana porque quero vestir tamanho 38 no próximo verão.

 

Mensurável

Meta: ganhar mais dinheiro.

No segundo passo do método SMART, devemos seguir a seguinte regra: todo objetivo deve poder ser traduzido em números. Quando você mede seu progresso, é possível perceber se está no caminho certo. Alcançar sua meta dentro do prazo proposto, ou conseguir mensurar que está caminhando para isso, incentiva a dar continuidade no projeto e aplicar o esforço necessário para completar a tarefa. Portando, a meta ficaria assim:

Meta mensurável: aumentar minha renda em 30% no prazo de 12 meses.

 

Alcançável

Meta: aprender alemão em um mês.

Existe uma leve diferença entre metas desafiadoras e metas inalcançáveis. O gestor que estabelece objetivos que têm pouca ou nenhuma chance de ser atingidos pode dar um tiro no pé. Mesmo que o propósito seja estimular o time a se superar, o efeito pode ser o oposto, basta pensarmos que o inalcançável desestimula. Isso não significa que as pessoas da equipe não trabalharão para alcançar a meta, mas colocarão apenas um esforço mediano, pois já sabem que não serão bem sucedidos. Desta forma, esforços positivos e massivos serão dedicados a outros interesses mais viáveis, que muitas vezes podem não ser prioridade para a empresa.

Tendo esses ensinamentos em mente, nossa meta de aprender alemão ficaria assim:

Meta alcançável: passar na prova de conhecimentos básicos de alemão no prazo de um ano, recebendo três aulas por semana.

 

Relevante

Meta: ser um Youtuber famoso.

Para uma meta ser relevante, deve impactar diretamente a sua empresa, de modo que você consiga provar facilmente que ela trouxe algum tipo de resultado. Portanto, olhe para os pontos importantes do seu negócio e tente vincular a meta a algum desses números. Tome cuidado com objetivos que não são relevantes e não levam a lugar nenhum.

As metas devem  estar associadas aos objetivos de curto prazo e que posteriormente vão compor os objetivos de médio e longo prazo. As metas devem ser ações e projetos que contribuam para o objetivo final da empresa. No caso do nosso exemplo da lista de fim de ano, a relevância é relativa. Se tornar-se um Youtuber famoso vai ao encontro do seu objetivo final, vá em frente e invista nisso. Mas se você é um estudante de medicina que deseja se tornar neurocirurgião, por exemplo, essa pode não ser a melhor ideia. Neste caso, a meta ideal seria algo semelhante a isso:

Meta relevante: fazer residência em um hospital especializado em neurocirurgia no prazo de dois anos.

 

Temporizável

Meta: visitar a Tailândia um dia.

As metas devem ser fundamentadas dentro de um período de tempo. Sem qualquer tempo vinculado a elas, não existe sensação de urgência. "Um dia", como é o caso do nosso exemplo, não vai funcionar. Porém, se você inserir o objetivo dentro de um prazo, seu inconsciente será programado e entrará em movimento para começar a trabalhar sobre a meta. O item da nossa lista ficaria assim:

Meta temporizável: visitar a Tailândia nas próximas férias de verão.

 

Que tal dar uma nova olhada nos seus objetivos pessoais e profissionais para 2017? Será que eles são SMART?

Comments

Fale com a gente no WhatsApp