Skip to content

Para ser um diretor de Compras de sucesso, é necessário...

Já não é de hoje que temos discutido, aqui em nosso blog, a mudança de prioridades que as novas gerações de profissionais vêm apresentando. Aquilo que para um baby boomer era indispensável, um millennial pode considerar supérfluo – e vice-versa. Neste artigo, porém, vamos buscar nova abordagem; desta vez, discutiremos um tema que, muito provavelmente, representa um ponto de convergência de interesses de todas as gerações. Pare para pensar: quando você começou sua carreira, lá no primeiro estágio, sonhava em ascender e atingir um cargo de liderança, não? Quanto mais alta a mira, melhor! É o desejo de quase todo profissional... E se você pudesse receber dicas de quem chegou lá?

No cenário em que vivemos, no qual o desenvolvimento tecnológico, exponencial, transforma não só as relações de trabalho, mas o próprio trabalho em si, tudo é muito efêmero. Por isso, as exigências mudam muito rapidamente, portanto outras competências técnicas têm de ser aprendidas. Paralelamente, o mercado torna-se mais e mais competitivo. Como, então, destacar-se e conseguir a ascensão profissional?

É claro que ninguém vira diretor de um dia para o outro. O desenvolvimento leva tempo e muita dedicação, mas tudo pode ficar mais fácil se você souber o que tem de desenvolver. Por isso, selecionamos a opinião de alguns executivos, que foram finalistas do Prêmio Inbrasc 2017, sobre quais são os fatores essenciais a um diretor de Compras de sucesso. Confira!

 

Marcos Antonio de Lima

Vice-presidente de Compras e Logística da Leroy Merlin

a) Construir e capacitar uma rede de profissionais (colaboradores, fornecedores e clientes internos) e comunidades cliente de alta performance, ativa, dinâmica, comunicativa, inovadora, escuta ativa e colaborativa;

b) Utilizar de ferramentas e métodos ágeis, precisas com inteligência artificial, atualizando e se informando de iniciativas de start-ups que buscam a inovação e quebra do modelo mental existente;

c) Ter a visão do valor da cadeia integrada criando novas iniciativas, desafiando o valor da cadeia de suprimentos existente e processo de compras do consumidor atual e futuro (Market place, gestão da cauda longa, drop shipping...);

d) Organizar para um planejamento compartilhado e colaborativo com foco na busca da acurácia da demanda e eficiência operacional;

e) Gerar valor para todos atores da cadeia percebendo perenidade nas relações e sustentabilidade da cadeia de valor;

f ) Ter um comportamento de melhoria contínua nos processos (Lean, six sigma, sustentabilidade social e ambiental, modal de transportes, ...);

g) Permitir e capacitar todos atores da cadeia para um comportamento de cost killing no conhecimento perfeito do break cost do produto e serviço e da influência do custo da cadeia integrada;

h) Certificar da captura do valor agregado e percebido no final da cadeia, aproximando-se e entendendo a última milha e o cliente final;

i) Estruturar áreas operacionais/transacionais com grande foco em produtividade e automação de atividades;

j) Fazer a gestão de risco proativamente, assegurar compliance e comportamentos éticos na relação fornecedor-cliente, garantindo transparência e rastreabilidade dos processos na área de suprimentos;

k) Influenciar agenda estratégica da empresa, sendo percebido como líder na transformação e geração de valor ao acionista;

l) Capacidade de traduzir a estratégia da empresa em um plano específico e tangível para a área de Compras.

m) Alavancar big data para apoiar a tomada de decisão e geração de valor.

 

Mario Jofre

Diretor de Compras da Vale

Ter uma boa proficiência nas competências técnicas de suprimentos, capacidade analítica e postura ética ilibada são exigências básicas para quem almeja ocupar a posição de diretor de suprimentos um dia, mas para exercer o cargo e ter sucesso no mesmo é necessário mais do que isso.

Liderar uma equipe de suprimentos demanda visão estratégica, conhecimento profundo do negócio e capacidade de liderança diferenciada que pode ser medida pela habilidade de compartilhar sua visão e engajar sua equipe na construção do seu "Dream Space" e na busca pela excelência operacional.

Um diretor de suprimentos de sucesso precisa ter uma capacidade diferenciada de se relacionar e se comunicar, sendo exigente e ajudando o seu time a desenvolver todo seu potencial. Ele precisa, portanto, ter interesse genuíno pelas pessoas, conhecendo a capacidade e o objetivo pessoal de seus liderados e os ajudando a se conectarem com os objetivos da empresa.

Para ocupar uma posição de destaque na corporação e atuar como líder transformador o diretor de suprimentos precisa ser hábil para transitar por toda a empresa e construir um ambiente de trabalho colaborativo calcado na confiança mútua, por outro, precisa ser corajoso e resiliente para questionar o status quo e provocar conversas francas e diretas na busca do melhor para a empresa.

 

Ricardo Porto

Diretor de Supply Chain e TI da Votorantim Metais

O Diretor de Compras deve abraçar o novo cenário tecnológico e investir em soluções que gerem maior produtividade e atuação estratégica. Saber desenvolver a venda interna destas soluções e os respectivos investimentos necessários será crucial para o desenvolvimento de sua função.

A conexão com o mundo externo é essencial para reposicionar sua função, trocar experiências e desenvolver melhores práticas.  A função passa a ter necessidade de constante contato externo, seja com as áreas de negócios, seja com o mercado, ao invés de um foco interno e em compliance, como costumava ter. O diretor de Compras deve ser um agente comercial de seu negócio na interação com outras empresas e deve ser um disseminador de conhecimento através da colaboração entre as diversas áreas.

O desenvolvimento de conhecimento de disciplinas diversas e de seu próprio negócio é um grande diferencial frente a seus pares. Essa competência facilita a implantação de soluções e promove a constante geração de valor.

O foco em pessoas cresce e é de extrema importância a atração, retenção e desenvolvimento de talentos. Saber alocar as pessoas certas em posições críticas para geração de produtividade e inovação será chave em uma área cada vez mais enxuta e com maior atuação estratégica. Quantificar e qualificar o impacto da área de compras no negócio e encontrar os momentos ideais para a venda de ideias é um diferencial para o desenvolvimento de uma equipe de alta performance.

É necessário que o diretor conheça as tendências futuras da área de compras e esteja constantemente se atualizando. A área de compras ainda está em desenvolvimento e continuará assim na próxima década. A sustentabilidade na geração de valor no processo de compras é a única garantia do protagonismo que essa função busca ter.

Rogério W. Andrade

Diretor de Supply Chain América do Sul da Monsanto

É sempre um exercício de autoavaliação, e eu acredito que não se muda em um curto período, mas mencionaria algumas competências, habilidades, conhecimentos e experiências chave que acredito serem fundamentais para obter sucesso:

Definindo a direção estratégica

Estabelece direcionamento de longo prazo ao simplificar questões complexas, analisando informações sistêmicas e avaliando opções. Traduz prioridades em realidade operacional ao alinhar planos, comunicações, accountabilities e recurso de talentos.

Sagacidade para negócios globais

Entende o ambiente global de negócios e como as tendências econômicas, sociais e políticas impactam suas estratégias. Monitora e responde às questões e eventos mundiais assim como ao desenvolvimento de sua indústria que poderia impactar o presente ou o futuro do negócio.

Liderando a mudança

Reconhece a necessidade de adaptar para envolver as demandas de mercado, novas tecnologias e iniciativas internas. Planeja e viabiliza as mudanças necessárias. Inspira os outros a abraçar a mudança.

Disposição executiva

Demonstra uma presença executiva autoconsciência e caráter forte que influencia os outros positivamente.

Profissionais da área serão exigidos a adquirir ampla experiência em negócios (Supply Chain, Finanças e Comercial) para trabalhar em um modelo de negócios muito mais integrado e com alta competição nas soluções de produto/serviço entregue ao consumidor

Inspirando inovação

Vê os problemas de perspectivas variadas e únicas. Procura novas ideias, direções e métodos. Receptivo a conceitos que estão em novos ou adjacentes espaços. Cria culturas de inovação encorajando os outros a explorar possibilidades.

Espírito transformador

Abraça o novo, toma riscos para perseguir mudanças e se compromete com a transformação como nova forma de trabalhar; conecta-se com as tendências do mercado e inspira a organização a seguir esse novo jeito de trabalhar.

...

Como se pode verificar, por mais dinâmico que seja o mercado e por mais acelerado que seja o desenvolvimento tecnológico, algumas competências foram, são e sempre serão fundamentais a alguém que almeje ser executivo, independentemente da área de atuação. A capacidade de gerir e integrar equipes, desenvolvendo-as, por exemplo, foi quase unanimidade entre os respondentes. Por mais preparado que seja o diretor, é impossível obter sucesso se não extrair o melhor de seu time.

No que diz respeito especificamente à área de Compras, destacam-se o profundo conhecimento do mercado e do impacto que as mudanças no cenário econômico, político e social têm sobre ele. A capacidade de integrar o departamento às outras áreas também é algo que se exigirá desses executivos, uma vez que cada vez mais se busca sinergia interna nas empresas. Por fim, claro, o gerenciamento da automação e das tecnologias de Compras deve fazer parte do portfólio desses profissionais.

O mercado é altamente competitivo e, claro, não é fácil alcançar cargos de alto executivo. Porém, construir uma carreira com esse objetivo, desenvolvendo as habilidades e competências de quem já chegou lá, é certamente um caminho interessante a se seguir.

Não se esqueça de deixar seu comentário sobre os fatores que considera essenciais a um diretor de Compras de sucesso!

Comments

Fale com a gente no WhatsApp