Zero E-mails: Como criar um ambiente corporativo 100% mobile
O Grupo ArcelorMittal é o maior produtor de aço do mundo. Presente em 160 países, a corporação tem no seu quadro mais de 190 mil colaboradores, com uma receita anual de U$ 70 bilhões. Com uma estratégia focada na economia circular e na produção de aços inteligentes, a empresa se comprometeu a diminuir em 30% a emissão de carbono até 2030, e zerar a emissão até 2050.
São pilares do grupo prover custos competitivos, com alta produtividade e alto compliance.
Para Raquel Pitella, Diretora de Suprimentos da ArcelorMittal, havia apenas um caminho para conseguir desenvolver esses princípios na regional do Brasil, o caminho seria pela digitalização. “Optamos pela automação dos processos de compra. Mas para isso, era necessário primeiro pagar um preço, que era a criação da coluna vertebral com toda a organização do processo de dados. Começamos em 2015 e passamos cerca de dois anos criando essa estrutura. A meta é transformar 100% do processo de compra e e-learning em mobile”, afirma.
Com a chegada da pandemia, a ArcelorMittal resolveu ir além dos processos de compra e entendeu que era necessário a criação de um ambiente corporativo totalmente digital, já que a equipe de compras ficaria 100% do tempo em home office. Além de possibilitar aos funcionários realizar seu trabalho de casa, a ideia era que tudo pudesse ser feito apenas usando o celular. Zero uso de papéis, e-mails ou apresentações em power point. Esse projeto foi chamado de escritório virtual.
A escolha da ferramenta certa
A plataforma escolhida foi o Office 365 da Microsoft. Todo o processo de gestão foi passado para o Power B.I, e o Microsoft Teams foi usado para criar um ambiente corporativo virtual.
“Para nossa surpresa tudo foi aplicado de forma muito rápida. As ferramentas são todas muito autodidatas. Não precisamos esperar o departamento de tecnologia desenvolver algo específico. Treinamos e preparamos todos os funcionários e compradores para utilizar e dominar a ferramenta. Vários processos que antes dependiam de reuniões, e-mails, rapidamente foram migrados para dentro da plataforma, explica Raquel.
Três pilares foram fundamentais para o sucesso na criação do ambiente corporativo virtual:
- Live Learning- Utilização e recursos inovativos para o aprendizado virtual.
- Benchmarking- Busca de referências no mercado, visitando e entendendo o processo em empresas que já haviam implementado o projeto com sucesso
- Colaboração Virtual- Estímulo para uma ampla utilização da plataforma, auxiliando e incentivando a equipe para ter um time com mais sinergia.
O apoio dos colaboradores é extremamente importante para a implementação do processo. Ter uma equipe que abraça a tecnologia e se dispõe a aprender e reinventar suas formas de trabalho, resulta em um ambiente corporativo mais igual, leve e, como consequência, mais produtivo.
Clique aqui para ver a palestra na íntegra!
Comments