A jornada da Electrolux rumo ao planejamento integrado
Líder mundial no mercado de eletrodomésticos, a Electrolux atingiu a marca de mais de 60 bilhões de produtos vendidos anualmente. O faturamento supera os 119 bilhões de dólares, com cerca de 50 mil colaboradores. Na América Latina são mais de 100 lançamentos, produzidos em 6 fábricas (4 delas localizadas no Brasil) e 18 centros de distribuição.
Pensando na otimização do planejamento de vendas e operações, a Electrolux iniciou um projeto chamado de One LA S&OP Process. “É um processo que visa o gerenciamento integrado do negócio, quando o time de liderança garante alinhamento e sincronismo para todas as funções da organização”, explica Hugo Massaneiro, IT Manager LA - Industrial Operations na Electrolux.
O One LA S&OP Process trabalha em 4 macro processos dentro da empresa: lançamento e revisão do portfólio de novos produtos, revisão da demanda, revisão da parte de operações e visão executiva de S&OP.
O foco é o alinhamento entre a demanda do mercado e o desenvolvimento máximo do potencial de entrega da Electrolux. Isso tudo traduzido dentro de uma visão financeira, que esteja em conformidade com o planejamento estratégico. Esse ciclo é realizado mensalmente, dentro de um prazo inicial de 12 ciclos (1 ano). Por conta da pandemia, devido a crise no setor de suprimentos, alguns ciclos precisaram ser encurtados, chegando a acontecer semanalmente e até mesmo a cada dia.
Além disso, uma solução de tecnologia foi desenhada para promover o alinhamento de operações LATAM. Após a implementação do sistema, uma revisão trouxe novas funcionalidades.
Atualmente, é possível ver os resultados com a aplicação de todo o projeto. Só tratando dos processos internos, houve uma diminuição de 50% nas reuniões executivas. Isso representa um ganho considerável de tempo para profissionais que podem se dedicar muito mais nas suas funções, o que se reverte de forma incomensurável para a empresa.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments