Skip to content

Mobilização de Terceiros: o que é e como fazer?

São muitos os riscos quando falamos da Terceirização de Serviço. Mas gostaríamos de destacar neste artigo o de Segurança do Trabalho, que é possível ser controlado através da Mobilização de Terceiros. Não é novidade, mas vale reforçar que a Terceirização ao longo dos anos vem conquistando cada vez números maiores.  A Mobilização de trabalhadores tem diversas vantagens, como a redução de acidentes de mortes, custos de processos trabalhistas, o cliente sempre dá valor, melhoria na qualidade do serviço prestado e a diminuição do tempo de resposta às demandas do mercado.

O que é a Mobilização de Terceiros?

A mobilização é um processo de análise que comprova a regularidade do trabalhador conforme a saúde e segurança ocupacional e vínculos empregatícios. A intenção é assegurar que o mesmo entre na empresa e realize o serviço apenas quando estiver com todas as documentações conformes, reduzindo os riscos de mortes e acidentes de trabalho, principalmente.

Como é realizada a mobilização de terceiros?

Para a realização dessa análise de riscos as Normas Regulamentadoras (NR) são fundamentais para identificação de irregularidades, onde é visto as documentações da própria empresa prestadora de serviços e dos trabalhadores.

Referente as documentações da empresa, verificamos PGR, PCMSO, e entre outros. Estes, são confrontados pelos documentos dos trabalhadores que irão executar o serviço, como Certificados de Treinamento, CPTS, ASO, Ficha de EPI, Ordem de serviço e etc.

O fornecedor é responsável pela apresentação das documentações no sistema, e após o envio, ocorre uma análise ágil para a liberação ou não do acesso. Melhor ainda quando a contratante possui uma catraca para realizar integração com a nossa plataforma.

Caso seja constatado não conformidades o que fazer?

Após feita a análise é enviado por e-mail o resultado da verificação nos documentos, com relatório de possíveis pendências nas documentações e orientações de como regularizá-las. Havendo não conformidades, a documentação deverá ser regularizada e enviada novamente no sistema.

Após a avaliação positiva, é feita a integração do trabalhador pela empresa contratante.

Você pode entender mais sobre os Erros nos Documentos de Segurança do Trabalho, aqui.

Por que devo fazer esse processo de mobilização de terceiros?

Imagine o seguinte cenário: sua empresa contrata uma terceirizada para realização de um serviço de reparo nas janelas do prédio que exija conhecimento e habilidades para trabalhar em altura. A empresa manda alguns funcionários e um deles não tem o treinamento necessário, caso infelizmente ocorra algum problema e venha acontecer um acidente, a contratante será responsabilizada por permitir que uma pessoa desqualificada realize tal serviço sem verificar.

Pensando em cenários como esse, que se deve realizar o procedimento de mobilização, tendo em vista que nenhuma organização quer correr o risco de receber ações trabalhistas ou situações piores como acidentes dentro da sua operação.

Se você tem dúvidas sobre o processo de mobilização, no dia 02/08 o Bruno Santos, sócio e especialista de Gestão de Terceiros da Bernhoeft, estará realizando um Webinar sobre Os Desafios da Mobilização de Terceiros com os Documentos de SST.

E você pode se inscrever clicando na imagem abaixo:

mobilização de terceiros

Sobre a Bernhoeft

Aqui a sua segurança é o nosso Core Business. Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas e  Gestão de Riscos com Terceiros. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços.

Comments

Fale com a gente no WhatsApp