Skip to content

Oportunidades no cenário econômico Pós Pandemia

Fundada em 1910 em Denver, Colorado, a Samsonite International S.A. é uma das maiores fabricantes de malas e acessórios para viagem do mundo. São mais de 49 mil pontos de venda e cerca de 9 mil funcionários.

Nos últimos anos, o mercado passou por diversas rupturas no setor de suprimentos, porém nenhum deles causou impacto tão significativo como a pandemia causada pelo Covid-19. Todo esse cenário trouxe reflexões importantes e impulsionou diversas mudanças.

Impactos da pandemia para o setor de suprimentos

 

Muitas variáveis interferem que a cadeia de suprimentos de uma empresa, especialmente de varejo, funcione de forma eficiente. A falta de matéria-prima com fornecedores internacionais, dificuldades e atrasos de transporte, por exemplo, podem parar a produção de grandes indústrias. No caso do Brasil, ainda houve o agravante da alta do dólar. Nosso país foi o mais afetado com a variação cambial. 

Todos esses fatores interferem diretamente no custo de produção e, nem sempre é possível repassar para o consumidor em sua fatalidade. ''No final de 2019 víamos fretes de U$1.300. Hoje chegamos a ver cotações de até U$9 mil'', conta Ricardo Sales - Regional Supply Chain and Operations Director (South America) na Samsonite.

A longo prazo, todos esses fatores podem acarretar em prejuízos significativos para as empresas brasileiras. De acordo com Sales, é preciso buscar alternativas. ''Precisamos pensar sobre como repatriar a produção, isso acaba gerando novos incentivos do governo e ajuda a impulsionar a economia'', afirma. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp