O Impacto das decisões de compras no setor automotivo
O mercado automotivo brasileiro tem um papel fundamental para a economia, representando cerca de 5% do nosso PIB (Produto Interno Bruto). Em 2021, ele ocupou o 8º lugar no ranking dos maiores produtores de veículos do mundo.
Apesar de ter perdido posições, esse número ainda é extremamente significativo levando em consideração a chegada da pandemia. Um dos departamentos mais afetados, certamente foi o de Suprimentos.
Os profissionais da área de compras tiveram que superar grandes desafios para manter a produção, além de se adequar a uma nova forma de relacionamento. Acostumados com as negociações “olho no olho”, foi necessário aprender a comunicação nos meios digitais.
Para os executivos, foi uma verdadeira quebra de paradigma. Além de forçar a liderança da corporação a enxergar de outra forma o trabalho remoto, conseguir envolver os fornecedores nesse novo modelo digital também foi uma barreira.
Porém, após a experiência vivida nesses últimos dois anos trouxe grandes aprendizados. Dentro de um setor extremamente processual, o impacto da tecnologia não pode ser ignorado. Certamente foram momentos de uma ruptura estrutural que não voltará mais a ser como antes.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments