Skip to content

O compliance e a LGPD na visão do empreendedor

A Sertras é uma empresa brasileira especialista em gestão de fornecedores, com um catálogo de mais de 2000 compradores certificados. São companhias que levam extremamente a sério o compliance e a transparência.

Originário do termo “to comply”, ou seja, cumprir, obedecer, podemos definir compliance como um conjunto de procedimentos que visam seguir as normas vigentes, sejam elas internas ou de cunho legal. 

Essa prática tem alcançado cada vez mais adeptos no Brasil, mas é preciso saber separar quem de fato acredita e incorpora essa ideia à sua cultura, de quem a utiliza apenas como um artifício de fachada. 

Para Izaías Cruz, Diretor de Compliance da Setras, para isso é preciso compreender o verdadeiro significado dessa aplicação. “Ele é muito mais do que um simples processo, do que seguir normas. A integridade tem um grande impacto em uma organização, em toda a cadeia de Supply”, afirma.

Do ponto de vista da gestão, é fundamental que haja o total envolvimento da Diretoria com o tema. Rodolfo Sandoval Rodriguez, CEO da Setras, afirma que todo o processo foi extremamente necessário para a empresa. “Estávamos em uma fase em que precisávamos encontrar um ponto de equilíbrio. Para mim como empreendedor foi muito impactante. Fizemos uma simulação de afastamento temporário com uma denúncia e deu tudo certo”, explica. 

Isso mostra a importância da criação de um fluxo interno muito bem definido. Dessa forma, a equipe compreende seu papel e consegue desempenhar suas funções sem que haja a necessidade da presença do CEO.  

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

Comments

Fale com a gente no WhatsApp