Skip to content

LiveCast #48 - Planejamento estratégico em Supply Chain

A pandemia trouxe grandes transformações para o setor de Supply Chain. Fornecedores, insumos, fretes (especialmente marítimos), todos foram afetados. Em alguns casos, os custos com esses fatores chegou a dobrar de preço. Até então, um setor que não era tão valorizado pelas empresas, passou a ser fundamental para tornar a operação possível. Com os holofotes todos virados para o setor de suprimentos, surgiu a necessidade de olhar para esse departamento com um viés totalmente estratégico dentro da corporação.

Momento favorável 

Para os profissionais de Supply, o momento apresenta grandes oportunidades, portanto, é o momento de se capacitar para atender as necessidades do mercado. ''98% das áreas de compras hoje reagem depois do problema. Esse é o fluxo de trabalho que temos que mudar na cadeia. É preciso ser visto como quem traz solução e não como quem resolveu o problema. É preciso agir para não deixar o problema acontecer'', afirma Fábio Doudek,  Gerente de Suprimentos na Construtora Tenda e  Professor de MBA de Supply Chain e Procurement na Live University

Essa visão mais madura do profissional de suprimentos é extremamente importante para o negócio. Saber se posicionar corretamente diante dos outros setores faz toda a diferença para a empresa. É preciso enxergar o processo como um todo e entender os deveres e responsabilidades de cada um.  

Para Doudek, saber utilizar o S&OP de forma estratégica, por exemplo, beneficia toda a operação. ''O grande ponto da reunião de S&OP não é chegar e dizer que vai conseguir fazer tudo, e sim entender como resolver um problema juntos. Antes, quando eu tinha 90% de chance do material chegar, eu apenas confiava que iria dar certo. Quando faltavam 2 dias e eu via que não ia chegar, eu acionava o comercial e avisava. O grande segredo do S&OP nesse caso, é dizer que você tem um problema, com 90% de chance do material chegar, mas 10%de não chegar. E aí sim pensar juntos em qual vai ser a solução'', explica.   

Clique aqui para assistir o episódio na íntegra

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp