Confira como foi a 17ª edição do Fórum de Compras & Sourcing
Nos dias 26 e 27 de outubro rolou a 17ª edição do Fórum de Compras & Sourcing, evento promovido pela Live University que trouxe profissionais de grandes empresas para compartilhar cases de sucesso e as últimas tendências de compras.
Durante duas manhãs grandes executivos da Braskem, 99, Mercado Eletrônico, Paradigma e demais empresas falaram sobre gestão de risco de fornecedores, transformação digital na área, liderança em tempos de crise, strategic sourcing e mais.
Separamos os principais momentos do evento para você que não conseguiu acompanhar a programação completa ou quer relembrar como foi. Continue lendo e fique ligado nas novidades!
Nos últimos meses as empresas têm passado por diferentes dificuldades relacionadas à pandemia e o setor de Compras foi fortemente afetado pela incerteza que vivemos atualmente. Para Eduardo Multari, Diretor de Compras na Pfizer, quem estava preparado para situações adversas fez toda a diferença nesse momento. “Pestal e Porter nunca foram tão importantes! Para quem sempre investiu nessas análises foi possível fazer uma leitura e entender como esse mercado se comporta.”
Já em relação ao papel da liderança na crise, Paulo Leônidas, Diretor de Supply Chain na Coty, afirma que a situação atual acelerou a transformação nas equipes. “Os líderes precisam assumir um papel de capacitador, até porque dependendo da estrutura de atuação não é possível que o gestor acompanhe todas as atividades. É claro que o “líder herói” está ganhando uma nova cara!”.
A gestão de fornecedores também foi um dos principais temas debatidos no evento. Gérson Schimtt, Founder da Paradigma, apresentou os benefícios do SRM 360, solução que permite uma única central para fazer todas as relações como gestão de contratos, catálogos, documentos, cadastros e mais! Além de otimizar tempo e tornar o trabalho mais produtivo, o processo se torna extremamente relevante no processo de relacionamento com os fornecedores.
Antes da Transformação Digital, a digitalização em Compras é outro processo muito desejado pelas empresas. Na palestra de Alberto Bustani, Global Procurement Manager na Braskem, o executivo compartilhou o mindset necessário para começar esse processo. “Para adotar uma digitalização ou qualquer processo de mudança, foi fundamental uma comunicação clara, direta com os membros da equipe e um report periódico com o board executivo para compartilhar uma visão completa do andamento do projeto”.
Ainda sobre digitalização, o Mercado Eletrônico apresentou o Order Management, o primeiro passo para digitalizar compras B2B. A solução faz a gestão de todo o ciclo de pedidos, desde o envio para o fornecedor até o recebimento da mercadoria. Para os fornecedores os benefícios são claros, como visão financeira de vendas, agilidade no processo de vendas, redução de custos, maior acesso a potenciais compradores e recebimento de pedido direto no ERP.
A área de Supply Chain também ganhou destaque no evento. No painel “Lockdown e a Importância de Suprimentos no novo contexto mundial” Gustavo Taboas, VP de Compras & Supply Chain no Hospital Albert Einstein compartilhou que planejamento foi o diferencial para superar as adversidades da crise. “Quando surgiram rumores de que a pandemia chegaria ao Brasil tomamos iniciativas mais agressivas para aumentar os níveis de estoque. Uma coisa importante para Supply é o histórico de consumo e como não tínhamos nesse caso, percebemos que ele seria feito em uma velocidade muito maior. Começamos a nos preparar em janeiro e o planejamento que fizemos foi determinante para atendermos o volume da demanda e dar continuidade às operações.”
Comments