Skip to content

Qual a importância do relacionamento com fornecedores?

Ao compreender a real a importância do relacionamento com fornecedores, sua empresa ganha com o aumento da qualidade dos produtos e/ou serviços contratados, redução de riscos, diminuição de custos, entre outras vantagens. O principal motivo é que se trata de uma relação comercial extremamente estratégica.

Quanto a isso, pense da seguinte maneira: seu negócio precisa de insumos, matérias-primas ou mesmo serviços terceirizados para fabricar produtos ou entregar as soluções que comercializa, certo?

Para atender seu público-alvo, necessita de fontes confiáveis de abastecimento, que supram essas demandas no prazo acordado, com qualidade e a preços que não impactam negativamente sua margem de lucro.

A questão é que, quando essa relação é comprometida, há um sério risco de a sua empresa sofrer desabastecimento, receber provisões com qualidade inferior ao esperado e, consequentemente, ter problemas com o fluxo de entrega para os clientes finais.

É justamente neste ponto que entra a importância do relacionamento com fornecedores. Ao explorar positivamente essa parceria, fica muito mais fácil evitar transtornos como esses, além de contribuir para o sucesso e crescimento do seu negócio e da empresa fornecedora.

Quer entender essa dinâmica melhor? Basta seguir a leitura deste artigo!

Qual a importância do relacionamento com fornecedores?

O relacionamento com fornecedores é importante porque afeta diretamente as operações comerciais de uma empresa. É a partir do fornecimento de produtos e serviços que as companhias conseguem entregar aos clientes as soluções que comercializam. Sem parcerias sólidas e confiáveis com os fornecedores, os resultados do negócio são seriamente comprometidos.

Se separarmos a importância do relacionamento com fornecedores por tópico, temos os seguintes pontos:

  1. redução de custos;
  2. mitigação de riscos;
  3. aumento da produtividade;
  4. melhora da qualidade das soluções.

1. Redução de custos

Um dos principais motivos pelos quais é possível reduzir custos a partir de uma boa relação com as empresas fornecedoras, é que interações mais próximas abrem caminho para negociações mais vantajosas.

Ao enxergar e tratar o fornecedor como um verdadeiro parceiro de jornada de crescimento, fica mais fácil conseguir descontos, prazos e condições de pagamento melhores, entre outros benefícios que farão diferença na saúde financeira do seu negócio.

2. Mitigação de riscos

Quanto mais se conhece o fornecedor, melhor a identificação de potenciais riscos que ele pode trazer para a sua empresa. Porém, esse conhecimento mais aprofundado vem com o passar do tempo, e relacionamentos de longo prazo só surgem de parcerias benéficas para ambos os lados.

Por conta da proximidade, se algum risco for identificado, é mais simples chamar o parceiro comercial para conversar e alinhar os pontos que não estão de acordo, protegendo seu negócio de grandes problemas.

3. Aumento da produtividade

Relacionamentos de longo prazo também garantem a formação de uma cadeia de suprimentos robusta, sólida e confiável. Ao conseguir isso, sempre que precisar de algum insumo ou serviço, basta consultar sua base de fornecedores e enviar o pedido de compras.

Essa dinâmica aumenta a produtividade do time de compras e procurement, que não precisa realizar novos processos de homologação cada vez que algo necessita ser adquirido.

4. Melhora da qualidade das soluções

Outro ponto que reforça a importância do relacionamento com fornecedores é que atuar dessa forma melhora a qualidade dos produtos/serviços que sua empresa comercializa.

Como comentamos, os insumos e serviços terceirizados são a base para o desenvolvimento e fabricação de soluções. Se a qualidade é afetada logo nessa etapa, tudo o que vem depois também será comprometido.

Por que manter um bom relacionamento com fornecedores?

Além de todos os pontos que citamos, manter um bom relacionamento com fornecedores é uma abordagem estratégica que ajuda a destacar sua empresa dos concorrentes.

A razão é que, quanto mais qualidade seus produtos/serviços tiver, mais poder de atração e de fidelização de cliente terá. Com isso, conseguirá aumentar sua participação de mercado e tornar sua marca mais competitiva.

Somado a isso, estruturar um relacionamento estratégico com empresas fornecedoras ajuda a mitigar uma série de riscos, a exemplo dos financeiros, reputacionais, ambientais, sociais e de desabastecimento.
Resultados como esses são possíveis porque, relações comerciais desse tipo permitem:

  • desenvolver planos de contingência mais precisos para lidar com eventuais problemas, já que você sabe que poderá contar com esses parceiros e renegociar condições sempre que for preciso;
  • atender padrões de qualidade elevados;
  • manter seu negócio em compliance;
  • garantir o fluxo produtivo e a entrega das soluções aos clientes finais.

Como gerir relacionamento com fornecedores?

Porém, relacionamentos assim só são possíveis se, primeiramente, houver uma gestão de fornecedores eficiente.

Para isso, o ideal é:

  • realizar um bom processo de homologação;
  • deixar claras suas expectativas;
  • estabelecer uma boa comunicação;
  • ter flexibilidade;
  • otimizar a parte burocrática da parceira.

Realizar um bom processo de homologação

A homologação de fornecedores é o processo que ajuda a identificar a empresa fornecedora mais capacitada para atender sua.

Saber como avaliar fornecedores corretamente é fundamental para selecionar as melhores opções do mercado, reconhecer eventuais riscos antes mesmo de firmar a parceria, e outros pontos que evitam uma série de problemas para o seu negócio.

Deixar claras suas expectativas

Deixar bem claro, desde os primeiros contatos, o que você espera do seu fornecedor, é a melhor maneira de evitar conflitos e desentendimentos futuros. Quando há transparência nos acordos, a estruturação de um relacionamento comercial é muito mais sólida e rápida.

Estabelecer uma boa comunicação

E não há como esclarecer o que se espera sem boas conversas. Por isso, é fundamental manter diálogos abertos, honestos e respeitosos logo que a parceria for firmada.

Lembre-se que aqui estamos falando de uma via de mão dupla. Assim, da mesma forma que você precisa ter espaço para falar com o fornecedor, é preciso dar abertura para feedbacks, ainda que eles não sejam tão positivos quanto o esperado.

Ter flexibilidade

Em complemento ao tópico anterior, lembre-se, nem sempre, suas solicitações serão atendidas pelo fornecedor. Nessas horas, ter "jogo de cintura" é fundamental.

Uma forma de conseguir esse comportamento é ter sempre mais de uma estratégia já definida. Dessa forma, se a primeira não der o resultado desejado, é possível lançar mão da segunda e evitar que seu planejamento seja afetado. 

Otimizar a parte burocrática da parceria

Assim como em outras relações comerciais, as firmadas com empresas fornecedoras exigem o envio e a análise de diversos documentos. Porém, quanto mais prática for essa dinâmica, menos trabalho terá o seu time e os fornecedores da sua rede de abastecimento.

A melhor forma de otimizar esse processo é contando com ajuda da tecnologia. Soluções como um bom SRM (Supplier Relationship Management) são ideais. Quanto mais robusto for esse sistema, melhor para o dia a dia do seu negócio.

Agora que você sabe a importância do relacionamento com fornecedores, basta procurar uma ferramenta que ajude a tornar essa gestão ainda mais eficiente na sua empresa.

Este artigo foi escrito pela Linkana, o SRM do futuro. Homologue fornecedores em segundos, não semanas. Economize tempo nesse processo automatizando e integrando aprovações de maneira simples e rápida.

Comments

Fale com a gente no WhatsApp