A tecnologia é um dos maiores aliados que o Supply Chain tem atualmente. Há algumas semanas, demos o exemplo de como a Bayer tem usado inovações tecnológicas como o IA para melhorar a relação entra a área e o cliente.
Entre as várias opções disponíveis no mercado para que visam a digitalização e a otimização, existe o SAP Ariba, que oferece soluções em cloud tanto para supply como para profissionais de e-procurement.
Nós conversamos com o SVP Digital Core Sales da SAP, o Rui Botelho, para conhecer como esta plataforma de tecnologia pode ajudar a desenvolver o trabalho do supply chain. Ele também apresentou cases que serão detalhados em palestras no evento SAP NOW, que acontecerá em setembro, em São Paulo. Confira a entrevista!
As empresas vêm buscando alternativas para integrar e transformar a cadeia de suprimentos e a tecnologia é parte fundamental deste processo. A tecnologia alavanca um trabalho mais efetivo de colaboração com os fornecedores e a execução dos processos exige a adoção de soluções inteligentes, que permitam o controle contínuo do relacionamento com diferentes tipos de fornecedores. O grande diferencial das tecnologias de supply chain da SAP é o potencial de entregar soluções para desafios específicos e parametrizar os processos para que toda a cadeia atenda as regulamentações fiscais, trabalhistas, de meio ambiente e ao mesmo tempo permita aos clientes ter controle da eficiência e produtividade da operação.
No SAP Now, diversas empresas vão compartilhar seus cases com soluções da SAP, como é o caso da Natura que adotou as soluções Ariba para falar como transformou a relação com seus fornecedores, ampliando a visibilidade do nível de estoque em tempo real, compartilhando a gestão de inventário, o planejamento estratégico de compras e a execução de pedidos. A Votorantim Cimentos é outra empresa que vai expor como o time de Supply Chain construiu sua arquitetura de recebimento fiscal de serviços, lançamento e feedback ao fornecedor utilizando o SAP Ariba e os resultados alcançados a partir da gestão de fornecedores para construir relações comerciais bem sucedidas e duradouras, apoiadas na contínua na colaboração entre as empresas da cadeia.
A cultura de supply chain é um ponto chave para compartilhar os processos e os benefícios por todos os membros da cadeia, começando pelos funcionários da empresa e expansão dessa cultura para os fornecedores. Para ser efetiva, a cultura deve trazer benefícios não só para a empresa que compra, mas também para seu fornecedor e por consequência para o cliente final. A tecnologia é um habilitador para criar uma política que facilite a adoção por fornecedores com diferentes graus de maturidade digital e seja produtiva para ambos os lados da cadeia.
As soluções da SAP oferecem, além do diferencial tecnológico, ferramentas de usabilidade e intuitivas para que sejam facilmente adotadas tanto pelas empresas como para os fornecedores, sem necessidade de longos períodos de treinamentos. Mais uma vez, é a tecnologia que alavanca a usabilidade, investindo em ferramentas bem desenhadas (design thinking), ágeis e com boa performance e que atenda com a mesma eficiência um fornecedor esporádico, como aquele fornecedor de grandes volumes e que envolvem processos logísticos complexos. Importante oferecer recursos de atendimento como chatbots, tutorial para esclarecimento, agilidade no tempo de respostas e conexão em tempo real quando a operação de supply chain da empresa exige uma operação 24/7.
A colaboração precisa ser efetiva dos dois lados e uma política de supply chain bem definida e apoiada em soluções tecnológicas eficientes é um facilitador para ambos.
No próximo mês, nos dias 11 e 12 de setembro, a SAP realizará o SAP NOW no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento, que tem o apoio da escola Inbrasc, irá oferecer dezenas de palestras e você é nosso convidado! Utilize o código INBRA6Y6H6F8 e garanta 100% de desconto para participar do fórum.