O departamento de Supply Chain, termo em inglês que significa “cadeia de suprimentos”, é o setor responsável por toda a logística de um serviço ou produto. Esse processo abrange desde o início da fabricação com a matéria-prima, até a etapa final, que representa a entrega ao consumidor.
A partir de uma gestão bem posicionada de Supply Chain, é possível otimizar processos, reduzir custos, e trazer grandes resultados para empresas de qualquer área. Um dos fatores determinantes para um bom desempenho estratégico é a utilização de tecnologia.
A transformação digital trouxe muitos benefícios para o setor. Porém, implementar novas ferramentas e promover essa mudança dentro das empresas pode ser um grande desafio.
Há quem prefira fazer um processo lento, de forma gradual. Há quem prefira fazer o chamado “Big Bang”, um processo disruptivo, utilizando uma startup.
Para Antonio Marchiore Jr., Chief Supply Chain Officer da Vedacit, o Big Bang é a melhor maneira, mas existem ressalvas: “É preciso respeitar a natureza do business. Tem que entender antes um pouco da cadeia de valor do cliente. Cada segmento tem o seu tempo”, afirma.
Compreender que incluir a tecnologia nos processos da gestão da cadeia de suprimentos envolve pessoas, é fundamental. Inevitavelmente surgem desafios como a mudança de cultura, resistência, adaptação, etc. E nesse momento, é fundamental ter a sensibilidade para “sentir” o tempo adequado para o seu caso. Fica claro que não existe certo e errado, e sim, o que se adapta melhor à sua equipe.
Clique aqui para assistir o debate na íntegra!