São muitos os riscos quando falamos da Terceirização de Serviço. Mas gostaríamos de destacar neste artigo o de Segurança do Trabalho, que é possível ser controlado através da Mobilização de Terceiros. Não é novidade, mas vale reforçar que a Terceirização ao longo dos anos vem conquistando cada vez números maiores. A Mobilização de trabalhadores tem diversas vantagens, como a redução de acidentes de mortes, custos de processos trabalhistas, o cliente sempre dá valor, melhoria na qualidade do serviço prestado e a diminuição do tempo de resposta às demandas do mercado.
A mobilização é um processo de análise que comprova a regularidade do trabalhador conforme a saúde e segurança ocupacional e vínculos empregatícios. A intenção é assegurar que o mesmo entre na empresa e realize o serviço apenas quando estiver com todas as documentações conformes, reduzindo os riscos de mortes e acidentes de trabalho, principalmente.
Para a realização dessa análise de riscos as Normas Regulamentadoras (NR) são fundamentais para identificação de irregularidades, onde é visto as documentações da própria empresa prestadora de serviços e dos trabalhadores.
Referente as documentações da empresa, verificamos PGR, PCMSO, e entre outros. Estes, são confrontados pelos documentos dos trabalhadores que irão executar o serviço, como Certificados de Treinamento, CPTS, ASO, Ficha de EPI, Ordem de serviço e etc.
O fornecedor é responsável pela apresentação das documentações no sistema, e após o envio, ocorre uma análise ágil para a liberação ou não do acesso. Melhor ainda quando a contratante possui uma catraca para realizar integração com a nossa plataforma.
Após feita a análise é enviado por e-mail o resultado da verificação nos documentos, com relatório de possíveis pendências nas documentações e orientações de como regularizá-las. Havendo não conformidades, a documentação deverá ser regularizada e enviada novamente no sistema.
Após a avaliação positiva, é feita a integração do trabalhador pela empresa contratante.
Você pode entender mais sobre os Erros nos Documentos de Segurança do Trabalho, aqui.
Imagine o seguinte cenário: sua empresa contrata uma terceirizada para realização de um serviço de reparo nas janelas do prédio que exija conhecimento e habilidades para trabalhar em altura. A empresa manda alguns funcionários e um deles não tem o treinamento necessário, caso infelizmente ocorra algum problema e venha acontecer um acidente, a contratante será responsabilizada por permitir que uma pessoa desqualificada realize tal serviço sem verificar.
Pensando em cenários como esse, que se deve realizar o procedimento de mobilização, tendo em vista que nenhuma organização quer correr o risco de receber ações trabalhistas ou situações piores como acidentes dentro da sua operação.
Se você tem dúvidas sobre o processo de mobilização, no dia 02/08 o Bruno Santos, sócio e especialista de Gestão de Terceiros da Bernhoeft, estará realizando um Webinar sobre Os Desafios da Mobilização de Terceiros com os Documentos de SST.
E você pode se inscrever clicando na imagem abaixo:
Aqui a sua segurança é o nosso Core Business. Somos a maior empresa de Gestão de Terceiros do Brasil, pioneira na Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão de Riscos com Terceiros. Realizamos desde 2003 uma minuciosa avaliação dos riscos envolvidos na relação entre empresas tomadoras e prestadoras de serviços.