A Mosaic Fertilizantes é uma das maiores empresas em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados, que são as duas matérias-primas mais utilizadas para fertilizantes no mundo. Trata-se de um setor que está em plena expansão no Brasil. Somente a Mosaic registrou crescimento de 15% ao ano nos últimos três anos no país. A companhia movimenta cerca de 30 milhões de toneladas por ano, representando um gasto de mais de um bilhão de reais em logística.
Um dos grandes desafios enfrentados pela corporação é continuar o seu crescimento em um ambiente que está em plena transformação. ''Hoje em dia, nossos clientes pedem uma pizza e sabem o nome do motoqueiro que está trazendo a encomenda, onde ele está e em quanto tempo vai chegar. O nível de exigência subiu. Não dá para um motorista chegar um fabrica e ficar dez horas esperando para ser atendido sem saber o que está acontecendo'', explica Renato Saleme, Diretor Comercial na Mosaic Fertilizantes.
Porém, conseguir trazer inovações através de uma cultura ágil em uma empresa tradicional, não é uma tarefa fácil. Para isso, a Mosaic contratou uma consultoria especializada em metodologia da transformação. O projeto iniciou com a definição das prioridades. A partir disso se capacita a equipe envolvida com as habilidades necessárias para a organização dos processos. Só então é que se iniciam as ações propriamente ditas.
Os resultados colhidos com o projeto, intitulado Trucks 4.0, foram impressionantes. Apenas nos seis primeiros meses já foi possível diminuir em 30% o tempo de pátio dos caminhões. A empresa prevê uma economia de cerca de 40 milhões de reais em apenas dois anos de projeto.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra