A 16ª edição do Fórum de Compras e Sourcing, um dos eventos mais aguardados da Live ao longo do ano, teve um dia inteiro dedicado para falar sobre Transformação Digital em Compras. Durante os três dias, o fórum reuniu executivos de empresas como Globo, Yellow, Nexa Resources, Grupo Malwee, Nestlé, Cotabox, Grupo Boticário e Google.
Alex Leite, Diretor Educacional da Live University, destacou que “o setor de Compras das empresas precisa se manter atualizado, pois o mercado está em constante transformação. O Fórum de Compras é uma grande oportunidade de debater cases de sucesso, fazer networking e trocar estratégias”.
Principais temas
No primeiro dia do evento, Tiago de Oliveira Franco, Strategic Sourcer da Yellow, falou sobre sua experiência dentro da empresa e como aplicar Strategic Sourcing nas startups. Ele destacou a gestão de categorias e comentou que “precisa haver um relacionamento estratégico com o fornecedor como parceiro. Não se deve só esperar o fornecedor chegar até você, é preciso ir em busca da inovação. Gestão da mudança é muito importante, as pessoas estão acostumadas a fazer tudo elas mesmas em startups. É preciso ser ágil para resolver problemas.”
Já o conselheiro da Live University, Demerval Martins, abordou o “Futuro de Compras em tempos de transformação digital” e a importância de entender melhor a utilização de diferentes linguagens de programação. Ele usou o Supply & Procurement Experience Program, realizado em agosto, para destacar como as empresas em Israel têm utilizado o Python no dia a dia. “A área de compras está mudando de perfil e está virando um setor para otimizar valor e isso afeta todo o mercado”, afirmou ao abordar as adaptações que os profissionais verão nos próximos anos.
Para o presidente da Nexa Resources, saber fazer e manter contato é um grande diferencial para os profissionais do setor. “Não conheço outra carreira que tenha tantos pontos de contato como suprimentos. Fica mais difícil de você conseguir se desenvolver se não souber lidar com pessoas, e acaba sendo um diferencial como soft skill”.
Transformação Digital em Compras
Durante o dia dedicado à Transformação Digital em Compras, Mario Rezende, Head of Procurement da Nestlé, apresentou um importante case para mostrar como uma grande multinacional está se aliando às startups para inovar e criar soluções para as questões que surgem com as novas tecnologias.
“O nosso maior desafio é negociar com as diretorias de três países diferentes. Brasil, Suíça e Nova Zelândia possuem fusos horários diferentes e maneiras distintas de trabalhar”, afirmou. Ele também destacou que é preciso entender quais são as necessidades das empresas para descobrir como as startups podem ajudar. “Com pesquisas de mercado, também é possível detectar os pontos fortes e fracos dos nossos parceiros para saber como eles se enquadram nas nossas exigências”.
A questão da atuação com startups também fez parte do debate liderado por Giuseppe Casarin, Fundador da Cotabox. Ele destacou a importância do setor de Suprimentos estar alinhado às estratégias de atuação da empresa com captura, sustentação e viabilização do valor, tudo alinhado à transformação digital. “É preciso haver uma mentalidade de parceria, de estarem juntos dentro do processo.”
Confira agora os momentos mais marcantes da 16ª edição do Fórum de Compras.
[embed]https://youtu.be/YSYqx8jD4Zw[/embed]