No próximo dia 25 de junho, a Live University entregará pela quarta vez o Prêmio Inbrasc, um reconhecimento à quem tem feito a diferença no mercado de Supply Chain, Logística e Compras do Brasil.
Ao todo, serão entregues 32 troféus aos melhores profissionais das mais diversas áreas, aos melhores fornecedores, aos melhores palestrantes e até aos melhores projetos, tanto em empresas quanto entre os alunos da LiveU.
Neste artigo, vamos conversar e conhecer os três finalistas na categoria “Projeto de Compras em Empresas”: a digitalização do processo de procurement na ABB, a otimização do processo de compras do Banco Bradesco e o Projeto Spiraltainer da Oxiteno.
E se você quiser conhecer todos os concorrentes ao Prêmio Inbrasc, quem foram os vencedores das edições anteriores e como inscrever seu trabalho na edição 2020, basta clicar aqui!
Confira as entrevistas!
José Carlomagno (Head of SCM da ABB) - O projeto é focado na digitalização de Procurement, ou seja, uma desumanização do processo para garantir a menor dependência do ser humano. Tínhamos muitos problemas neste processo no qual a informação estava na cabeça das pessoas e não estava disponível para todos. Essa foi a grande motivação.
Thiago Bahia (Comprador Sênior na Oxiteno) - Este projeto é capaz de reduzir o consumo de aço por unidade. Desenvolvemos esse projeto orientado ao mercado, atrelado ao objetivo da empresa em oferecer soluções inovadoras e com menor impacto ao meio ambiente.
Ana Paula Dias (Compradora Júnior no Bradesco) - O projeto consiste em otimizar uma etapa do processo de compras visando a diminuição do tempo gasto em atividades operacionais, para o comprador ter foco em atividades estratégicas.
José Carlomagno - A dificuldade foi a aceitação. Todos eram contra o processo, pois deixa transparente o que deve ser feito e por quem deve ser feito. A gestão da mudança foi um ponto chave principalmente em relação aos lideres.
Thiago Bahia - A Oxiteno é reconhecida por sua excelência operacional, com exigentes controles de produção que seguem padrões internacionais. O desenvolvimento deste projeto faz parte do nosso compromisso com a segurança.
Desde o início, esse projeto foi embasado em diversos estudos técnicos, exigindo horas de dedicação de nossa equipe altamente especializada. Realizamos uma série de testes de laboratório e campo, até que o primeiro produto fosse transportado. Durante esse processo, contamos com o apoio dos nossos fornecedores de embalagem.
Ana Paula Dias - O projeto ainda não foi implementado na empresa. Porém, ao apresentarmos a iniciativa para diretoria e gerencia do nosso departamento, foi bem aceito e está em análise para implementação.
José Carlomagno - Melhora na velocidade, resultados e principalmente no ownership das pessoas.
Thiago Bahia - O sucesso deste projeto foi a porta de entrada para que a Oxiteno investisse ainda mais nessa carteira. Viabilizamos uma nova estrutura para a área, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de outros projetos.
Esperamos que os demais projetos que estão em andamento superem expectativas e também sejam reconhecidos por importantes instituições, como a Inbrasc.
Ana Paula Dias – Como o projeto ainda não foi implementado, não se aplica.
José Carlomagno - Sinto realizado e gostaria de enfatizar que esse trabalho só foi possível porque tenho um time de alta performance.
Thiago Bahia - Estamos muito honrados por fazer parte dos três melhores projetos no ano de 2019. O Prêmio Inbrasc é um importante reconhecimento pela tamanha dedicação e empenho da equipe durante o desenvolvimento deste projeto.
Ana Paula Dias - É gratificante ter o projeto reconhecido pelo Inbrasc, a nossa intenção era de realmente aplicar os conhecimentos adquiridos no MBA na nossa realidade.