Podemos definir a logística de uma empresa, como o conjunto de recursos que possibilitam a entrega de determinados produtos, durante um certo período de tempo. Seu objetivo é basicamente melhorar o nível do serviço e baixar os custos.
A estratégia da logística é um desdobramento da estratégia de negócios. Portanto, é preciso primeiro definir com clareza os objetivos da companhia para, só então, buscar soluções para esse setor.
Feito isso, aí sim podemos caminhar para a base de qualquer processo: dados. “Não se gerencia o que não se mede. Se você não tiver os números na mão, não souber como você performa, você não vai conseguir melhorar”, explica Claudemir Reami, Gerente Executivo de Logística na Centauro.
O seu parâmetro de comparação deve ser sempre você mesmo. Portanto, é preciso ter uma boa base de dados e saber organizá-la e interpretá-la corretamente. Sem isso, não há como saber se sua empresa evoluiu ou não.
O processo de melhoria precisa ser contínuo. É preciso reavaliar sempre para corrigir falhas. Promova a cultura de organização, otimização de custos e produtividade na sua empresa. Certamente você colherá excelentes frutos.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra