Mais um evento da LiveU está chegando. A Maratona de Supply Chain vai reunir, nos dias 23 e 24 de novembro, os maiores executivos do setor para compartilhar as últimas tendências sobre automatização de processos, torre de controle logístico, indústria 4.0, saving e mais!
Dentre os temas que estarão presentes no evento, destacamos alguns para você ficar por dentro e já deixar reservado um espaço na sua agenda para aprender com grandes profissionais de Supply Chain sobre transformação digital, metodologia ágil e estratégias adotadas para superar a crise. Continue lendo e confira o que reservamos para você nesse encontro imperdível!
A Transformação Digital no Supply Chain é cobiçada por muitos profissionais. No entanto, poucos sabem identificar as reais necessidades para tal transformação. E Carlos Ricardo Andrade, VP de Supply Chain Management para América Latina na Bayer – que irá palestrar sobre o tema no evento – compartilhou desde já alguns fatores determinantes para começar o processo na empresa.
“Um dos fatores principais é a necessidade de melhorar o nível de serviços para nossos clientes e ter uma operação mais eficiente. No mercado atual para seguirmos competitivos precisamos ter agilidade para tomada de decisões e estas precisam ser baseadas em dados que precisam estar disponíveis para a organização em tempo e forma adequada.”
O executivo também comentou a sobre necessidade na mudança comportamental dos envolvidos no processo. “Neste caso o processo de Chance Management dentro da área de Supply Chain não foi difícil, pois todos viram o valor das mudanças e participaram dessa jornada de transformação. Os benefícios das implementações não foram somente para nossos clientes ou para os resultados na empresa, foi também para o time que deixou de fazer várias atividades operacionais e passou a ser muito mais analíticos, tendo informações para tomada de decisões.”
Carlos ainda completou dizendo “Conseguimos dar mais empowerment para o time através da implementação da governança dos Smart Centers. Tivemos uma melhoria significativa no índex de engajamento da área!”.
Ainda sobre transformações adotadas pelas empresas, Rodrigo Benitez, Global Head of Warehouse Operations na Bloomberg, trará em sua palestra conceitos e vantagens em implementar o scrum em equipes operacionais de Supply Chain.
O executivo deu alguns “spoilers” sobre a forma que a metodologia ágil contribui significativamente para as equipes. Para ele o fato do scrum team ser autossuficiente e multifuncional já é a maior contribuição. “Além disso, também há o aumento do tempo disponível para organizar e implementar projetos e iniciativas de maior interação entre equipe e com stakeholders.”
O executivo ainda afirma que a metodologia será vista com mais atenção nos próximos meses. “Muitas empresas já empregam o scrum em setores mais técnicos como o de programação. Há uma grande oportunidade para estas empresas em absorver conhecimento internamente antes de partir para serviços profissionais mais sofisticados.”
Rodrigo aproveitou ainda para trazer uma visão mais prática do funcionamento do scrum. “Não se implementa de uma hora para outra e o resultado em algumas ocasiões pode tardar um pouco mais. Se requer envolvimento da equipe de gestão, bastante preparo, treinamento e disciplina e quando bem implementada, e bem utilizada, trará reais benefícios a equipe operacional.”
Outro tema fundamental para o momento são as estratégias adotadas pelas empresas durante a pandemia do novo coronavírus. Villeon Jacinto, Supply Chain Director no Grupo Mafra, compartilhou brevemente as ações que adotaram por lá. “Durante o pico de demanda altíssimo por materiais médicos que tivemos a partir de março, o Grupo Mafra teve que se reinventar em termos de supply, pois no Brasil não existia matéria prima ou capacidade produtiva para produção local. Para isso, tivemos que buscar na Ásia (que também passavam por escassez de fornecimento) de maneira emergencial parceiros com capacidade de nos enviar (via áereo) o máximo de volume o mais rápido possível. Essas entre outras ações que serão contadas no evento”.
Para o executivo esse momento atípico também trouxe lições marcantes para a visão e rotina na área. “Uma das principais lições que a crise trouxe em termos de Supply Chain foi a multi plataforma de sourcing global, tendo soluções de fornecimento no Brasil e fora também.”
Esses são alguns dos temas que reservamos para os participantes da Maratona. Durante dois dias você poderá acompanhar discussões sobre demais temas como soluções para gargalos de gestão de estoque, capacitação de fornecedores, desafios da logística no contexto da pandemia e outras tendências para você ficar ligado nas novidades do setor.
A inscrição é gratuita! Clique aqui e participe desse encontro imperdível.