A Multilog é uma empresa de serviços logísticos, que atende clientes de diferentes segmentos e necessidades da cadeia de suprimentos. São mais de 1500 colaboradores, com unidades distribuídas nos principais corredores de importação e exportação do país.
A companhia optou por um sistema de operação logística de estoque onde a matéria prima importada pertence ao fornecedor até que o cliente tenha a necessidade do seu uso. Basicamente, o fornecedor começa a operação de embarque fora do país, com todo o processo de embarque de logística internacional.
Quando a mercadoria chega ao porto, é feita uma primeira transferência até o hub da Multilog. Até esse momento, é importante salientar que a carga (documentação, etc) não está sob o poder do cliente final (indústria). Durante todo esse trajeto, a carga fica sob controle da Multilog.
Somente após a nacionalização e feito o push para a indústria, é que a carga passa para o domínio da indústria. Esse processo traz muitas vantagens para o cliente final, que tem o estoque avançado e mais próximo do que eles precisam, fazendo o push do hub conforme a necessidade. Isso diminui a necessidade de fluxo de caixa, que seria necessário para fazer a importação de um container inteiro, por exemplo. Além disso, não há a necessidade de espaço para armazenamento.
Para otimizar a operação logística e o gerenciamento de estoque, a empresa optou pela utilização do VMI (Vendor Management Inventory). Um sistema bastante conhecido que permite um controle preciso, além da previsão baseada nos dados colhidos, evitando rupturas.
Clique aqui para conferir a palestra na íntegra!