Em 2018, a TechnipFMC conquistou o primeiro projeto de retomada do Pré-Sal, uma grande vitória para a companhia, porém, um grande desafio. O plano só iniciou efetivamente depois de 1 ano e 2 meses, portanto, o primeiro grande obstáculo surge com toda a flutuação de valores e das moedas (já que a maior parte da matéria-prima vinha de outras localidades). Outros fatores que já interferiam eram a alteração de preço do barril de petróleo no país, a escassez de fornecedores brasileiros, e os riscos de produção em uma área de difícil acesso e que havia acabado de ser descoberta.
O plano de ação foi montado através de uma equipe multidisciplinar, formada pelos setores de engenharia de produto, planejamento, suprimentos e gerenciamento de projetos, com o intuito de buscar alternativas na redução de custo na aquisição de equipamentos submarinos.
Passo 1- Breakdown Structure: é necessário analisar cada componente do produto, uma estaca de sucção. Nessa etapa é preciso separar cada peça que compõe a estrutura final.
Passo 2- Cost Breakdown: É o momento de fazer o levantamento dos custos desse material, bem como de horas de processo (corte, usinagem, solda, testes, etc).
Passo 3- Clean Sheet: Através de uma folha em branco, é feita uma estimativa dos custos diretos, indiretos, financeiros e SG&A.
Passo 4- Design Review: Identificar oportunidades de melhorias na concepção do equipamento, no processo de construção e montagem; além da melhoria na aquisição de produtos e serviços.
Após todas essas etapas, é possível determinar um should cost (melhor custo). Utilizando esse processo, foi possível fazer uma redução significativa no peso total do equipamento, melhorar os processos de produção e reduzir os prazos de fabricação e, finalmente, identificar melhores condições comerciais e financeiras para aquisição dos itens mais críticos. A soma desses fatores reduziu em 24,5% do valor, em comparação com o preço orçado inicialmente.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra