Blog - Inbrasc

Estratégias infalíveis para novos fornecedores em tempos de crise

Written by Viviane Burdinski | Feb 23, 2022 12:00:05 PM

A pandemia afetou diversos setores do mundo dos negócios. Na área de suprimentos, os desafios foram ainda maiores. As dificuldades em encontrar matéria prima e os preços de frete que não paravam de subir, foram apenas alguns dos obstáculos que precisaram ser superados para que a produção não parasse. 

Estratégias eficientes

Ao longo dos meses, diversas estratégias surgiram nessa busca. Para Rodrigo Bonato, Head de Supply Chain na Videojet, apoiar fornecedores de setores que foram mais penalizados pela crise, trouxe grandes resultados. ‘’A área de eventos, feiras, bares e restaurantes, por exemplo, sofreram muito mais que a gente. Nós utilizamos essa ociosidade, o que nos ajudou na negociação e também os ajudou a passar por esse momento mais complexo’’, explica.   

Outro fator que se mostrou fundamental nesse momento é a capacidade de união entre as empresas. O Mercado Eletrônico, líder em soluções de comércio eletrônico B2B, participou do desenvolvimento de uma plataforma que reunia todas as prefeituras que gostariam de receber vacinas com as respectivas companhias que estavam dispostas a fazer doações. O portal participou do projeto Unidos pela Vacina, encabeçado pela Luíza Trajano, empresária que está à frente da holding Magazine Luiza. 

No caso de setores que tiveram uma importância fundamental como o de saúde, o planejamento foi fundamental. ‘’Nós estávamos acompanhando os noticiários do que estava acontecendo na China e já aumentamos os nossos estoques dos itens que nós entendíamos que poderiam ser os mais impactados com essa crise. Isso nos deu um fôlego para que pudéssemos pensar em iniciativas novas para resolver os problemas que apareciam’’, afirma Gustavo Taboas, CPO-VP/Diretor Executivo Compras, Suprimentos e Logístico no Hospital Albert Einstein

Esses momentos exigem muito empenho e até mesmo um pouco de criatividade. Conseguir encontrar novos fornecedores ao redor do mundo, foi tão estratégico quanto fomentar a indústria local. Pequenos empreendimentos também foram acionados e, com o auxílio de grandes empresas passaram a produzir os materiais necessários. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra