Situado na região Norte do Brasil, o Amazonas é o maior Estado em extensão territorial do país. Extremamente rico de natureza e cultura, ainda trata-se de um local que apresenta diversos desafios.
Grande parte da população, os chamados ribeirinhos, reside às margens dos rios amazônicos bem longe da capital. A morada são as conhecidas palafitas, um tipo de habitação construída sobre estacas de madeira. O meio de transporte mais utilizado são as canoas e a principal fonte de renda provém da pesca.
Foi dentro desse cenário que a Go Power, empresa brasileira do Grupo OnCorp, assumiu a missão de fomentar o desenvolvimento local. Foi priorizada a população local para compor o seu quadro de colaboradores. É importante ressaltar que ações como essa vão muito além do emprego em si. Muitos adultos que fazem parte dessas comunidades não têm documentos, conta em banco, etc. Portanto, antes de se juntar à equipe, é necessário prestar todo o apoio social que viabilize essas contratações.
Além disso, a empresa abraçou o desafio de levar energia elétrica para essas comunidades, gerando uma série de benefícios como o aumento da qualidade de vida.Não foi um projeto fácil. Foi necessário muito planejamento. “Nós utilizamos os conhecimentos adquiridos no MBA da Live University, para iniciar a estruturação do departamento de Supply e a implementação do fluxo de S&OP na GoPower”, explica Dahiane Sonsin - Supply Chain Supervisor na Cargill.
A complexidade logística enfrentada em locais como o Amazonas são completamente diferentes de outras regiões do país. Fatores naturais como a época de cheias dos rios influenciam diretamente nas operações da empresa. Foi necessário se adequar às condições e buscar alternativas. Os resultados não demoraram para aparecer: houve uma redução de 23% do spend logístico e uma redução de 87% dos estoques obsoletos.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra