O setor de Supply Chain tem evoluído muito nas últimas décadas. A chegada da tecnologia, com a Indústria 4.0, mudou o perfil do profissional da Cadeia de Suprimentos. Habilidades que antes eram imprescindíveis, hoje já não são mais necessárias. Por outro lado, novas competências são exigidas.
Para Ana Oliveira, Gerente de Supply Chain LATAM da Cargill, muitas vezes não é fácil encontrar pessoas qualificadas. “No meu caso, preciso de pessoas que falem inglês fluente, porque falamos em inglês o tempo inteiro, e isso está difícil no mercado”, explica.
Além disso, é preciso ter um conhecimento mais generalista da Cadeia de Supply como um todo. A busca pela especialização gerou muitos profissionais excelentes em áreas específicas, mas que não conseguem dialogar bem com outros setores.
Em termos de Soft Skills, a palavra do momento é accountability. Esse termo em inglês, que não tem uma tradução específica para esse contexto, remete a característica de profissionais que têm senso de responsabilidade pelos resultados. São colaboradores que assumem suas demandas, entregam o que prometem e cumprem com a sua palavra.
Essa capacidade de agregar o time, chamando a responsabilidade para si, é extremamente valorizada pelas empresas. Ter um bom conhecimento técnico, com visão de mercado e accountability, resumem esse profissional ideal, buscado pelos gestores de Supply Chain.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra