Blog - Inbrasc

Como ter sucesso na carreira de compras

Written by Viviane Burdinski | Aug 4, 2021 12:00:37 PM

Ao contrário de outras áreas tradicionais como administração, direito e marketing, o setor de Compras ainda não tem um curso básico de  graduação universitária. Por isso, é muito comum encontrar profissionais de diversas graduações atuando nesse departamento. Então, como qual o melhor caminho para ter sucesso como comprador?

Para Carlos Bauke, Diretor de Suprimentos da Lock Engenharia, o sucesso no setor de compras precisa ser conquistado: “Primeiramente é preciso se dedicar. 99% é transpiração. Depois, é preciso ser ético, transparente e sempre buscar conhecimento. Networking também é super importante. Além disso, tem que ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional; e sempre buscar a felicidade”, explica.

Enfrentando os desafios para ter sucesso

 

Durante essa jornada, surgem muitos desafios pelo caminho. É preciso superar diversas barreiras. É fundamental enfrentar nossos problemas comportamentais e emocionais, confrontar crenças e atitudes limitantes que muitas vezes nos impedem de evoluir. O caminho do profissional de sucesso inevitavelmente passa pela auto avaliação. 

É preciso olhar para dentro de si e entender seus pontos fracos e fortes, compreender quais são os seus objetivos reais para aí sim traçar um plano de como conquistá-los. O que te faz feliz de verdade? Como usar isso para te tornar um profissional melhor? Esses questionamentos precisam ser feitos. “Vejo muitas pessoas trabalhando apenas para ganhar dinheiro. Isso também faz parte, é claro. Mas e a realização pessoal? Como você vai conseguir ser um excelente profissional se for infeliz?”, questiona Bauke. 

Seja no setor de compras ou em qualquer outra área, para atingir a excelência é preciso ter resiliência e lutar pelos seus objetivos. Afinal de contas, como cita o próprio Bauke em uma frase ilustre de Silvio Santos, “É feliz quem sonha, mas só tem sucesso quem se dispõe a pagar o preço para transformar o seu sonho em realidade”. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra.