O Mercado Eletrônico é uma empresa com 26 anos de experiência, especialista em comércio B2B na América Latina. Ela ajuda compradores profissionais a conquistar mais economia, agilidade, governança e colaboração. As transações comerciais são realizadas em um ambiente de alta performance onde a informação é estrategicamente compartilhada e serviços inéditos são oferecidos. Desta forma é possível transformar o comércio entre corporações algo mais simples e sustentável.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Forrester Reserch, 93% dos compradores profissionais preferem fazer compras online. Os principais motivos apontados são a facilidade de comprar, além do acesso a informações como estoque e entrega.
Já a Frost & Sullivan afirma que 74% dos compradores B2B pesquisam, no mínimo, metade de suas compras online. Ou seja, mesmo fazendo uma cotação com fornecedores homologados utilizando os catálogos internos, os profissionais buscam informações na internet para confirmar a média de preços.
Com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental ter uma Gestão de Pedidos eficiente. Uma pesquisa realizada nos EUA com 550 empresas constatou que é possível reduzir 20% dos custos de inatividade e materiais. ''No Brasil, a gente tende a vender tudo, e o final do processo é o pedido. Mas para um Order Management, o processo é ao contrário. Fazer a automação dos pedidos permite muito mais agilidade'', explica Andre Kerbauy, B2B Procurement SaaS Consultancy no Mercado Eletrônico.
Atualmente, os seis problemas mais comuns na gestão de pedidos são: ausência de controle do spend de compras; fuga do contrato; processos manuais e desintegrados; alto custo do processo de compras; falta de histórico e monitoramento das interações nos pedidos e a dificuldade de auditoria e compliance.
Algumas práticas adotadas pelo Mercado Eletrônico visam resolver essas questões. São exemplos o sistema de regularização e aprovação e a análise do spend de compras a partir de SLAs e KPIs para identificar as categorias core do seu negócio. Os benefícios alcançados são inúmeros. É possível ter uma redução de até 30 % dos custos operacionais do processo de compras, além de possibilitar uma maior parceria com fornecedores.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra