Fundado no México em 1945, o Grupo Bimbo é líder no mercado de pães no mundo. Presente em 32 países com mais de 140 mil colaboradores, possui mais de 100 marcas em seu portfólio. Somente no Brasil são mais de 4 mil colaboradores e 6 fábricas em 5 Estados diferentes, que atendem 35 centros de distribuição.
Diante de uma estrutura com tantas variáveis, acaba sendo fácil perder o controle sobre os gastos com compras. Por isso, o Grupo criou um comitê com reuniões semanais com os seguintes objetivos: controlar os gastos já comprometidos e obter economias com redução imediata; conscientizar sobre o tema; identificar padrões de demanda, definir diretrizes e criar novas iniciativas de possíveis melhorias.
Através do Comitê de Escalada de Gastos, é possível fazer economias com a mudança de mentalidades e comportamentos. Toda a estruturação é baseada em cinco pilares:
Visibilidade dos gastos: Cria a transparência de gastos indiretos dando visibilidade em tempo real.
Melhoria de processos: Melhora a transparência de caixa e implementa controles mais rigorosos
Consciência de gastos: Fortalece mentalidade e comportamentos para criar uma cultura consciente em termo de gastos e caixa
Nivelamento dos critérios de aprovação: Questionamentos e sessões de capacitação nivelam a barra de aprovação para uma requisição
Economia: Contribui com o caixa e economias recorrentes para a melhoria de gastos das categorias selecionadas. As economias reais dependem muito da necessidade de transformação, do apoio da liderança e dos atuais níveis de custo.
Durante os seis meses de execução do comitê, foram evitados cerca de R$ 500 mil, com uma redução de 5% de gastos por não aprovação de requisições, além da mudança de mentalidade, que reduziu o volume de pedidos de compras na empresa.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra