Blog - Inbrasc

Como Compras está impulsionando um futuro sustentável

Written by Argon | Dec 11, 2023 5:14:22 PM

Há uma ampla aceitação de que todos nós temos a responsabilidade de proteger o planeta para as gerações futuras e isso se estende ao impacto que as organizações têm no mundo ao seu redor.

Entre em qualquer sala de diretoria, escritório ou cafeteria e não demorará muito para que a conversa aborde o tema da sustentabilidade.

O setor de Compras nem sempre foi considerado como a força motriz das organizações, mas, como prova da agilidade e do valor demonstrável da função nos últimos anos, agora é comum ver a responsabilidade pela sustentabilidade e pelo fornecimento ético recair sobre os líderes de Compras. Mas o que isso significa e por que é importante?

Por que a sustentabilidade é importante?

As empresas estão percebendo que seu objetivo é mais do que simplesmente proporcionar crescimento e lucratividade, pois o impacto das regulamentações força a mudança e os consumidores e funcionários cada vez mais fazem suas escolhas com base no impacto ambiental e social da empresa.

Com o aumento das exigências para relatar as emissões de carbono e a introdução da Lei de "Modern Slavery Act", que entrou em vigor em 2019, na Australia, exigindo que as empresas com receita superior a 100 milhões de dólares australianos informem sobre seus riscos de escravidão moderna, as empresas estão sendo responsabilizadas pelo impacto que suas cadeias de suprimentos têm, com o risco de implicações financeiras e de reputação para aquelas que optam por não agir.

Os consumidores estão cada vez mais tomando decisões de compra informadas com base em sua compreensão do impacto de uma empresa sobre o meio ambiente e as comunidades em que operam. De acordo com um estudo de 2021, 90% dos consumidores da Geração X disseram que considerariam gastar mais de 10% para mudar para opções sustentáveis em vez de opções não sustentáveis mais baratas.

Os funcionários também estão dando cada vez mais importância aos valores de seus empregadores. À medida que continuamos a lutar para atrair e reter talentos em Compras na Austrália e Nova Zelândia, deve-se destacar que 74% da geração Z e da geração do milênio consideram o impacto no meio ambiente uma prioridade máxima ao procurar um novo cargo e que impactar os benefícios sociais e ambientais é o elemento mais gratificante de um trabalho, enquanto 2 em cada 5 millenials rejeitaram um cargo porque a organização não estava alinhada com seus valores.

Portanto, tomar medidas por meio de uma estratégia clara de sustentabilidade que atenda aos requisitos regulatórios com total transparência dentro e fora da organização é fundamental para alcançar e envolver as gerações atuais e futuras de consumidores e talentos.

O papel do setor de Compras

De acordo com um relatório das Nações Unidas, 93% das 250 maiores empresas do mundo agora informam sobre sustentabilidade; no entanto, para ter um impacto realmente significativo sobre as atividades ambientais e sociais, as empresas estão sendo forçadas a olhar para além de suas próprias quatro paredes e considerar as implicações das ações de seus fornecedores.

Como cerca de 70% da receita de uma organização é gerada por meio da cadeia de suprimentos, os profissionais de compras ocupam uma posição única de influência sobre os fornecedores. A normalização do tema no processo de aquisição oferece uma oportunidade de engajar e colaborar com os fornecedores para redefinir seu pensamento e incentivar a ação colaborativa no cumprimento das metas alinhadas de ESG.

Não é possível entender o impacto ESG de sua organização sem antes ter uma visão clara das práticas dos fornecedores. De 50% a 90% dos impactos de ESG são encontrados em cadeias de suprimentos estendidas e, de acordo com uma Pesquisa CPO de 2020, apenas 50% das empresas tinham alta visibilidade dos fornecedores de nível um e 90% relataram pouca ou nenhuma visibilidade abaixo do nível um.

Cada vez mais, as organizações serão obrigadas a relatar as emissões de Escopo 31 que ocorrem na cadeia de valor da empresa que está relatando, incluindo emissões upstream e downstream. Embora 78% dos líderes de compras tenham reconhecido a importância dos relatórios do Escopo 3 em uma pesquisa recente, 39% não se sentiram preparados para atender aos requisitos, e 38% afirmaram que a falta de visibilidade dos dados criava uma barreira para atingir as metas de redução do Escopo 3. A seleção dos fornecedores certos por meio da implementação de parâmetros de triagem ecológica e social com medição e relatórios contínuos, apoiada pelo investimento em soluções tecnológicas, eleva o setor de Compras de participantes a líderes na condução do cumprimento das metas de ESG de qualquer organização.

A criação de uma linha de base a partir de dados extraídos de fontes internas e externas contribui para o desempenho geral da sustentabilidade. É importante ressaltar que uma visão abrangente do desempenho de sua organização permitirá o envolvimento com os fornecedores no papel que eles desempenham. Nos casos em que os fornecedores não estão conseguindo medir ou entregar o que prometem, é necessário agir rapidamente com apoio contínuo. Com o passar do tempo, esse processo de revisão permitirá que as empresas e seus fornecedores, por meio do compartilhamento de práticas recomendadas, ideias e inovação, atendam às suas necessidades atuais de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, definam e se alinhem com os fornecedores para atender às estratégias futuras.

Uma vez que uma linha de base clara tenha sido estabelecida, as métricas de sustentabilidade devem fazer parte do processo de seleção e análise de desempenho dos fornecedores de qualquer organização. Como as funções de compras criam requisitos claros para que os fornecedores cumpram as metas de ESG, é provável que os fornecedores façam mudanças em seus próprios negócios para manter a

vantagem competitiva, mudando assim a narrativa de que a sustentabilidade é um inconveniente necessário para um diferencial imperativo.

Estabelecemos que agir agora é responsabilidade de todos nós, no entanto, o desafio contínuo do setor de Compras em agregar valor é desfazer o mito de que muitos consideram a sustentabilidade um requisito adicional e, portanto, um custo adicional.

A sustentabilidade é um facilitador para que as organizações colaborem com seus fornecedores. O setor de Compras pode alavancar os relacionamentos diretos e, por meio da avaliação e da otimização da cadeia de suprimentos, identificar oportunidades para reduzir despesas gerais, eliminar desperdícios e criar processos mais eficientes e eficazes. Isso, por sua vez, impulsionará o aumento da lucratividade e posicionará o setor de Compras perfeitamente para liderar o cumprimento das metas de sustentabilidade e fornecimento ético e, ao mesmo tempo, criar valor para a organização.

Como podemos ajudar?

O papel do setor de Compras na condução de um futuro sustentável é de extrema importância no cenário empresarial atual. A sustentabilidade deixou de ser apenas uma palavra da moda para se tornar um imperativo que as organizações devem adotar não apenas para proteger o planeta para as gerações futuras, mas também para atender às crescentes expectativas dos consumidores, funcionários e requisitos regulatórios.

Na Argon & Co, capacitamos as empresas a alcançar o sucesso duradouro por meio de práticas sustentáveis. Nossa abordagem aproveita nossa profunda experiência em cadeia de suprimentos, operações e transformação para avaliar, projetar e implementar soluções eficazes que criam um impacto positivo e promovem um futuro próspero para nossas comunidades, o planeta e as empresas.

Nossa oferta de serviços de sustentabilidade, lançada recentemente, é uma extensão de nossa experiência em estratégia e transformação. Somos especializados em avaliar e projetar estratégias ESG (ambientais, sociais e de governança), avaliações de sustentabilidade, benchmarks e estruturas de due diligence ESG. Aplicamos nosso amplo conhecimento para promover aprimoramentos operacionais sustentáveis em toda a cadeia de valor e aproveitamos nosso conhecimento das regulamentações de ESG para promover uma cultura sustentável e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades de aprendizado e práticas recomendadas.

Em essência, a aquisição e a sustentabilidade estão interconectadas. A capacidade do setor de compras de influenciar os fornecedores, garantir a conformidade e promover a eficiência de custos alinha-se perfeitamente com os objetivos mais amplos da sustentabilidade. Em última análise, esse alinhamento beneficia as organizações, o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Entre em contato com nossos especialistas em Compras e Sustentabilidade hoje mesmo: Eduardo Oliveira: eduardo.oliveira@argonandco.com

Artigo original escrito por Chris Gardner - Managing Principal, Argon & Co, Sidney - Austrália. https://www.argonandco.com/en/news-insights/articles/how-procurement-is-driving-a-sustainable-future/