Blog - Inbrasc

Como a integração entre departamentos gerou resultados globais para a Sanofi

Written by Viviane Burdinski | Jan 17, 2022 12:00:19 PM

Fundada em Gentilly, na França, a farmacêutica Sanofi é uma multinacional presente em todo o mundo, com soluções de saúde disponíveis em 152 países. São mais de 100 mil colaboradores e 80 sites industriais. 

Em uma empresa com atuação em tantas nacionalidades diferentes, sempre surgem dúvidas como por exemplo, qual a melhor forma de comparar as despesas do Brasil com a de outros países? Ou ainda, como organizar a estrutura financeira, promovendo uma integração entre os sistemas globais e locais são desafios que a Sanofi enfrentava. Após duas tentativas fracassadas no passado, um novo projeto foi desenhado, criando uma parceria entre os departamentos de compras e finanças.

O projeto tinha objetivos claros: simplificar as descrições de HACAT; atualizar a lista para refletir a estrutura atual de Procurement e as mudanças do mercado; padronizar e consolidar contas contábeis; associar os códigos de compras de materiais com os códigos de despesas de finanças, gerando claro impacto no P & L e correta alocação nas contas contábeis.

Time multifuncional

 

Para isso, foi montado um time multifuncional, que contava com mais de cem integrantes, das mais diversas áreas. De acordo com Marcelo Zelante Goes - Country Procurement Head for Brazil & Business Transformation na Sanofi, um grande acerto foi partir da estrutura existente no setor de finanças, fazendo a adequação conforme o trabalho que já havia sido feito pelo departamento. ''Nós temos que estar alinhados ao business, não é o business que tem que falar a linguagem de Procurement'', explica.

Ter um PMO dedicado à TI também foi crucial para o projeto. ''É impossível realizar um projeto como esse sem esse recurso'', alerta Marcelo. Além disso, foram destacados como recomendações fundamentais o apoio da liderança global, a comunicação regular da evolução do projeto, e a realização de reuniões semanais com a equipe de TI e mensais Core Team e SteerCo. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra