Blog - Inbrasc

Case Tegra: Cadeia de suprimentos visando a sustentabilidade

Written by Viviane Burdinski | Jun 14, 2021 12:38:05 AM

Mais de 50 % dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas são provenientes da construção. Não é de espantar que as empresas do setor estejam buscando a cada dia diminuir esses impactos ambientais e se posicionar de maneira mais consciente. A Tegra Incorporadora, organização do setor de desenvolvimento imobiliário com mais de US$ 500 bilhões de ativos, tem se destacado nessa área. 

De acordo com Angel Ibanez, Supply Chain Manager do Grupo, a eficiência em manejar recursos naturais (uso racional de água e energia) se apresenta como um dos principais desafios. E nesse caso, é importante ter um pensamento que vá além do imediatismo da obra em si “... a construção pode levar 2 anos, mas o empreendimento vai ter uma vida de mais de 50 anos. Não adianta ter um processo racional de construção e entregar algo que não é eficiente”, relata. Outros pontos importantes são a redução do uso de materiais de alto impacto ambiental e dos resíduos de construção. 

 

Foco nos fornecedores

 

Um dos setores fundamentais dentro da empresa para o sucesso do Programa de Sustentabilidade é exatamente o de Cadeia de Suprimentos. Nesse quesito, a Tegra destaca o que eles chamam de “fornecedores estratégicos”, empresas com alto impacto econômico para as obras, e que também geram os maiores riscos ambientais. Dentro desse grupo podemos destacar os fornecedores de concreto e de aço.

Uma das formas aplicadas dentro dessa cadeia de fornecedores foi justamente a inclusão da sustentabilidade como um dos pilares para a decisão de compra. Isso só foi possível através de uma mudança de mindset no quadro de colaboradores. “Investimos grande em capacitação para que o time possa entender o que é, e como a sustentabilidade está envolvida no nosso setor”, afirma. 

A importância e impacto que a cadeia de suprimentos pode causar é muito expressiva. No caso da Tegra, atualmente, são reciclados 94% dos resíduos produzidos. Quando os profissionais que fazem parte desse setor aceitam se capacitar para o tema e incorporam a sustentabilidade como um pilar da empresa, os resultados aparecem rapidamente. Além de formar colaboradores conscientes, a organização contribui também com a formação de  cidadãos mais completos e preparados.

Assista aqui a palestra na íntegra

https://www.youtube.com/watch?v=vez0q7CCcSA