Fundada em 1863 na cidade de Amsterdã (Holanda), a Heineken é uma das principais cervejarias do mundo. A companhia atua em mais de 70 países, empregando aproximadamente 85 mil pessoas.
No Brasil, o Grupo Heineken compreende 17 marcas de cervejas, sendo o 2º maior player do mercado. São mais de 850 mil pontos de venda, com 3.561 fornecedores ativos e 13 mil colaboradores.
Com o objetivo de unir forças para aumentar o seu poder de barganha e obter economia, o grupo se uniu à Danone, multinacional de produtos alimentícios. A princípio uma parceria inusitada, o projeto se provou viável após uma pesquisa do mercado de fornecedores, especialmente para as matérias primas utilizadas para a fabricação de latas.
Os desafios se apresentaram já na fase de alinhamento interno, sendo necessário convencer o departamento jurídico, validar a estratégia com os stakeholders e encontrar o parceiro ideal.
Por se tratar de uma grande mudança cultural, o forte apoio da administração é essencial. Além disso, deve-se dar uma atenção especial à exclusividade. Independente da estrutura legal da comunidade de sourcing, ela deve ser chefiada por um único indivíduo que seja imparcial com todos os membros da comunidade de sourcing, para garantir o equilíbrio de interesses.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra