Alcides de Souza é Head de Compras na Latam AC Nielsen, e nessa palestra irá compartilhar os detalhes de um case de sucesso em strategic sourcing. Ou seja, como estruturar a área de compras para enfrentar a pandemia e o que surgiu com ela. Os últimos meses ressaltaram o diferencial que esta área pode fazer. Como então enfrentar esse cenário volátil e fazer com que as operações de campo da empresa voltassem?
A Nielsen é uma empresa de pesquisa de mercado, portanto o impacto da pandemia foi grande. Com tudo fechado, fazer pesquisa de campo era um grande desafio, e com o tempo também a questão de como retomar esse trabalho com segurança. Toda a situação gerou diversos imprevistos, tanto no planejamento quanto no orçamento.
O primeiro passo para o strategic sourcing é desenhar a demanda. Nesse case que Alcides apresente, precisavam de insumos de Covid para 19 países da América Latina para seus clientes internos. As dificuldades vieram, como falta de insumos, fronteiras fechadas e custos elevados. É preciso muita estratégia como negociadores para fechar um bom negócio. Mesmo com tudo isso, o sucesso veio com 100% de satisfação do cliente interno, garantindo a entrega e qualidade dos itens. Nesse strategic sourcing foi preciso desenvolver não só o produto, mas também uma estratégia de como as pessoas estariam em campo usando estes produtos.
Alcides fala também sobre as lições aprendidas, entre elas ver o que se tinha de recurso disponível e como estruturar isso. Foram escolhidos 10 compradores focados no projeto, escolhidas as ferramentas a serem usadas para planejamento, gestão e execução, feitas parcerias com empresas de outsource. Ele também dá o passo a passo para o sucesso, com dicas valiosas que deram resultados. Desenvolver um RACI estruturado por região para definir funções claramente, ter ótima comunicação com todas as áreas, ter um alinhamento semanal, fazer uma análise crítica de cada fornecedor, entre outros.
A área de compras não gera demandas, mas sim ideias e sugestões para seus clientes internos. A validação dos produtos deve vir destes, e Alcides demonstra como isso foi obtido no case da Nielsen. Ele lembra que as coisas podem mudar muito rápido, e a área de compras deve estar pronta para atender essas mudanças. É preciso interagir com todas as outras áreas para buscar melhores soluções, focando sempre na experiência de cada cliente interno.
https://youtu.be/ycljrwXkWTI