Blog - Inbrasc

Cadeia de Suprimentos: Desafios e automação

Written by Viviane Burdinski | Nov 17, 2021 12:00:32 PM

Quando pensamos em tecnologia, virtualização e automação é inevitável que a nossa mente imediatamente pense em facilidade, agilidade, etc. Porém, para conseguir extrair o máximo possível do digital no setor de Supply Chain, é necessário primeiro fazer uma reflexão sobre os desafios encontrados nesse departamento. 

Trabalhar com a gestão da área de suprimentos é estar sempre atentos aos pontos fundamentais:

Tempo - Agilidade x tempo para fazer o melhor sourcing

Economia- Gestão de saving e cost avoidance

Gestão- Equipe, processos, papeis e poderes dos usuários

Organização- Sistematização e padronização de processos

Compliance- Governança e monitoramento online

Controle- Auditoria e rastreabilidade 

Facilitadores de processos

 

Após a análise dos maiores desafios, é possível encontrar quais processos podem ser virtualizados. O processo de homologação dos fornecedores, por exemplo, pode ser completamente automatizado. 

A captura de dados cadastrais e análise de documentos, se tornam muito mais simples utilizando uma plataforma de SRM (supplier relationship management).  Além disso, é possível também automatizar a avaliação de desempenho do fornecedor, com uma solução de B.I.(business intelligence), que faz o cruzamento dos dados de forma automática. 

Todas essas soluções tiram o peso operacional do setor de supply chain, e permitem aos colaboradores um olhar extremamente analítico. Isso acaba gerando muito mais eficiência. Com tantos pontos positivos, é fácil imaginar que essa já seja uma realidade no mercado. 

Porém, a barreira enfrentada pelos gestores para a automação do departamento ainda é grande. “Por incrível que pareça, tem muito mais empresas de médio e grande porte sem essas soluções implantadas, do que aquelas que já usam uma plataforma de SRM”, afirma Gérson Schmitt  Fundador da Paradigma e Conselheiro da ABES (Assoc. Brasileira das Empresas de Software) e da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia)

Porém, com a chegada da pandemia, muitas companhias correram para acelerar esse processo. Mais uma vez ficou clara a necessidade de enfrentar os obstáculos e caminhar em direção ao digital. 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra!