Blog - Inbrasc

A sétima onda do planejamento da cadeia de suprimentos faz com que a transformação digital atinja um novo pico - surf's up!

Written by Argon | Feb 15, 2024 5:04:18 PM

Se você deseja melhorar o desempenho de sua cadeia de suprimentos, você precisa investir em tecnologia. Nos últimos quarenta anos, as abordagens de planejamento da cadeia de suprimentos evoluíram significativamente com o desenvolvimento da tecnologia. Essas abordagens ocorreram em ondas que começaram com o planejamento de pontos de reordenamento, que depois evoluíram para o MRP e o ERP, seguidos por soluções avançadas de planejamento que ajudaram a equilibrar as compensações da cadeia de suprimentos, sistemas de planejamento em tempo real com mecanismos de otimização sofisticados e, em seguida, recursos de “sense and respond”.

Os surfistas costumam dizer que um "set" é uma série de ondas do mar que viajam em sete grupos, sendo a sétima onda a maior e mais poderosa. É exatamente isso que está acontecendo agora; a sétima onda no planejamento da cadeia de suprimentos - que está usando inteligência artificial e aprendizado de máquina para levar o planejamento ao próximo nível. E no auge da onda? É uma plataforma de orquestração cognitiva e um modelo operacional que combina perfeitamente o melhor da colaboração entre humanos e entre humanos e máquinas. Sistemas fluidos e flexíveis construídos em torno de uma tecnologia robusta com a experiência do cliente no centro de tudo.

No futuro, quando os historiadores de negócios fizerem uma retrospectiva do mundo da cadeia de suprimentos, não há dúvida de que o período em que estamos agora será visto como tão significativo quanto a mecanização que ocorreu no final do século XVIII. Transformação digital total. Uma virada completa de 180 graus na forma como fazemos o que fazemos.

Esqueceu sua prancha?

Parece emocionante, mas o que está impedindo alguns de nós de mergulhar e surfar nessa onda com confiança? Uma das barreiras são os níveis existentes de dívida técnica que já temos nos sistemas de planejamento legados. Esse é um problema que levará algum tempo para desaparecer, e é um problema agravado pelos custos significativos envolvidos na substituição do que já temos. Outro problema que retém as pessoas é o medo do fracasso - 60% das implementações de tecnologia não são bem-sucedidas. As pessoas já se queimaram antes. Mas nós temos um roteiro para mantê-lo no caminho certo.

Sinta o medo e faça-o mesmo assim

Em primeiro lugar, a dívida técnica. Uma maneira de contornar isso é criar um caso de negócios com duas partes. A primeira é uma análise rigorosa de custo-benefício dos benefícios comerciais e organizacionais que os investimentos da "sétima onda" trarão em comparação com o risco de não fazer nada. A segunda parte é criar uma visão convincente do futuro, na qual a diretoria se sinta tão investida a ponto de deixar de lado qualquer dívida técnica e medo que possa estar atrapalhando.

Depois de garantir a adesão e o investimento corretos, a questão é construir para o sucesso, aproveitar a onda e permanecer de pé pelo maior tempo possível. É essencial ter um roteiro claro de pessoas, processos e tecnologia que incorpore os seguintes elementos principais:

1. Crie um projeto de processo voltado para o futuro que não seja baseado em seus processos ou soluções tecnológicas atuais. Seja ousado - rasgue tudo e comece de novo.

2. Empenhe-se em seus processos e projetos organizacionais para obter o equilíbrio perfeito entre recursos humanos e eletrônicos e defina novas estruturas que NÃO se baseiem em funções verticais convencionais e em linhas claras de subordinação - projetadas para a fluidez e a flexibilidade. Tenha o surfista em mente!

3. Incorpore em seu roadmap uma abordagem em fases que inclua a tecnologia e a funcionalidade vinculadas a uma evolução em seus processos e recursos humanos.

4. E lembre-se: não se deixe seduzir pelo hype da tecnologia ou por demonstrações de tecnologia descoladas. Mais do que nunca, é fundamental ter um processo de seleção robusto e bem estruturado, vinculado à sua visão, e não ser prejudicado pela simples definição da funcionalidade necessária para dar suporte ao que você está fazendo atualmente.

Pronto - você está preparado. A sétima onda está em seu horizonte. Sua prancha está encerada e pronta para ir. Será uma viagem emocionante e aterrorizante, diferente de tudo o que você já experimentou antes. Mas é exatamente por isso que você precisa abraçá-la! Então, entre - a água é linda.

Argon & Co está aqui pronta, para te ajudar a navegar nessa onda, entre em contato com o nosso time de consultores no Brasil, para maiores informações, Eduardo Oliveira: eduardo.oliveira@argonandco.com.